|
Objectivos de Aprendizagem |
As aulas de Investigação têm como objetivo trabalhar a autonomia d@s alun@s na elaboração de um pré-projeto de investigação treinando e testando a capacidade de problematização da realidade, de análise crítica e de construção lógica e com correção linguística de um relatório científico. Desenvolver n@s alun@s a capacidade de elaborar um pré-projeto de investigação fundamentado do ponto de vista teórico e metodológico. Desenvolver competências avançadas de Investigação Científica, com enfoque na Investigação Científica em Estudos de Cultura. Aprofundar a compreensão dos paradigmas epistemológicos e metodológicos que estruturam a investigação contemporânea. Capacitar para a conceção, implementação e avaliação de projetos de investigação originais (incluindo a dissertação). Dominar metodologias e técnicas de análise qualitativa, quantitativa e mista. Produzir conhecimento científico rigoroso e publicável.
|
|
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação |
Nesta U.C optámos pelo sistema de avaliação contínua, assente na participação ativa nas aulas, através da elaboração e exposição oral de pequenos trabalhos – apresentação da pesquisa e revisão bibliográfica; apresentação das questões pertinentes da investigação; apresentação da metodologia selecionada e a aplicação de normas de referência e citação bibliográfica. A metodologia de avaliação é uma avaliação baseada na capacidade demonstrada pel@ alun@ de articular teoria-método-técnicas; articulação das questões de investigação/objeto de investigação; seleção das metodologias e técnicas de recolha de dados adequadas à investigação; capacidade de análise, reflexão e crítica de pré-projetos de investigação individual.
A nota final será ainda atribuída à capacidade de apresentação, por escrito, de um pré-projeto de investigação. Serão tidos em conta o grau de correção metodológica, lógica e linguística, bem como a escolha dos temas – 90%. Participação ativa nas aulas – (10%).
|
|
Bibliografia principal |
Baptista, M. M. (2017). Estudos culturais: Uma introdução crítica. Grácio Editor. Becker, H. (2015), Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar.. Bell, Judith, (2004), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa: Gradiva. Carvalho J. E., (2002), Metodologia do trabalho científico, Lisboa, Escolar Editora. Eco, Umberto, (2003), Como se faz uma tese em ciências humanas, Lisboa: Editorial Presença. Martins, M. L. (2011). Crise no castelo da cultura: Das estrelas para os ecrãs. Grácio Editor. Vilelas, José, (2020), Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento, Edições Sílabo, (3ª Ed.) Ruas, João, (2022), Manual de Metodologias de Investigação - Como Fazer Propostas de Investigação, Monografias, Dissertações e Teses, Escolar Editora, (2ª Ed.) Santos, B. S. (2006). A gramática do tempo: Para uma nova cultura política. Edições Afrontamento. Sousa, H. (2006). Comunicação e cidadania: Media e esfera pública.
|