Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Cinema
  4. Movimentos Artísticos Contemporâneos

Movimentos Artísticos Contemporâneos

Código 13103
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Teórico-prático
Estágios não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se que o estudante adquira conhecimentos aprofundados no domínio da expressão individual, compreendendo-a como parte integrante de fenómenos históricos, sociológicos, antropológicos e artísticos que se desenvolveram ao longo dos séculos XX e XXI, de forma a entender a sua abrangência e complexidade, assim como também quais as nuances identitárias que actualmente assume na sociedade contemporânea, particularmente capitalista e consumista. Visa fazer o estudante compreender os conceitos artísticos como fenómenos comunicativos transversais numa sociedade global, assim como também enquanto elementos-chave para um desenvolvimento económico-ambiental sustentável. Visa facultar ao estudante os conceitos e os médiuns que a arte contemporânea assume, numa perspectiva interdisciplinar, assim como também explanar a profunda relação entre arte e imaginário individual.

Conteúdos programáticos Uma idade de transformações; Transições no século XX: da impressão pictórica à expressão corporal; A aliança entre função, estética e design; Guerras e o impacto nas artes; A arte e a sociedade dos pós-guerras; O século do ego e a morte do objecto e do autor; A sociedade cibernética e as emergentes expressões artísticas; O conceito de género na arte contemporânea.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Nesta UC será proposto um trabalho prático, em grupo, incidindo sobre a criação de um vídeo/animação, inspirado num objecto de arte contemporânea à escolha. O trabalho implicará a realização de investigação e elaboração de memória descritiva, sendo posteriormente apresentado publicamente em contexto de aula. Realizar-se-á UM teste de avaliação.

A nota final será calculada de acordo com a seguinte ponderação:

• Assiduidade – 10%
• Trabalho de grupo – 50%
• Teste de Avaliação - 40%
Bibliografia principal • Benjamin, Walter (1992), Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio d'Água.
• Dalle Vacche, Angela, ed.(2012), Film, art, new media : museum without walls? Houndmills: Palgrave Macmillan.
• Danto, Arthur C. (2002), Despues del fin del arte: El arte contemporaneo y el linde de la historia. Barcelona: Paidos.
• Dempsey, A. (2011), Styles, Schools & Movements. London: Thames & Hudson.
• Eco, Umberto (2009), História da beleza. Algés: Difel.
• Elkins, James (2004), On the strange place of religion in contemporary art. New York: Routledge.
• Foster, H & Krauss, R. & Bois, Y-A. & Buchloh, B.(2007), Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. New York: Thames & Hudson.
• Freedberg, David (1992), El Poder de las Imágenes: estudios sobre la Historia e la Teoria de la Respuesta. Madrid: Catedra.
• Holzwarth, H. W. (Ed.) (2013), Art Now! (vol. IV). Köln: Taschen.
• Köln:Taschen. Ruhrberg, K., Schneckenburger, M., Fricke, C., & Honnef, K. (2005), Arte do século XX -
Língua Português
Data da última atualização: 2022-06-22
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.