Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Sociologia
  4. Desenvolvimento de Projeto

Desenvolvimento de Projeto

Código 13148
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(30H)/PL(30H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Prático.
Objectivos de Aprendizagem Esta UC visa proporcionar aos e às discentes a experiência de desenvolvimento de um projeto de investigação ou intervenção em Sociologia. O exercício de desenvolvimento de um projeto de investigação pretende possibilitar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura e é o culminar do processo formativo em que alunas, alunos e docentes investiram desde o primeiro ano. A UC tem uma componente essencialmente prática visto que cada aluno e aluna é convidado/a a desenvolver um projeto autónomo dentro de uma temática de escolha livre. As aulas de orientação tutorial semanais servem para acompanhar, monitorizar e avaliar o trabalho de projeto individual de cada discente e funcionam em regime de tutoria.
Conteúdos programáticos V - Definição da metodologia e preparação dos instrumentos de pesquisa/intervenção
VI - Implementação dos procedimentos de pesquisa/intervenção (trabalho de campo)
VII - Leitura, análise e interpretação dos dados
VIII – Redação do documento final e apresentação pública de resultados
Bibliografia principal Albarello, Luc et al. (1997), Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva.
Almeida, João F. e Pinto, José M. (1990), A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa: Editorial Presença (4ª ed.).
Augusto, Amélia (2014), “Metodologias quantitativas/metodologias qualitativas: mais do que uma questão de preferência”, Fórum Sociológico, nº 24, pp. 73-77.
Bell, Judith (1997), Como realizar um projecto de investigação : um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação, Lisboa: Gradiva.
Bourdieu, Pierre; Chamboderon, Jean-Claude e Passeron, Jean- Claude (2002 [1968]), A Profissão de Sociólogo - Preliminares epistemológicos, Petrópolis: Vozes.
Coutinho, Clara P. (2013), Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática, Coimbra: Almedina (2ª ed).
Flick, Uwe (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa: Monitor.
Foddy, William (1996), Como Perguntar - Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e quest
Língua Português
Data da última atualização: 2021-06-21
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.