Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências da Cultura
  4. Cibercultura

Cibercultura

Código 14252
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Tipo de ensino Ensino Teórico. Para que fique explícito e estruturada a matéria para o semestre, os subtemas do programa estão associados a autores. Os alunos são avaliados com base na participação positiva na aula, comportamento, assiduidade e testes escritos.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Entendimento de cultura e dos processos culturais como interseções de redes, do individuo em constante processo de trocas e, por isso, em constante estruturação da sua própria identidade cultural, os alunos terão a oportunidade de fazer uma análise das funções sociais e satisfação de necessidades pessoais totalmente feitas no ciberespaço; assim como o seu impacto na vida offline.

Conteúdos programáticos 1. O que é cultura? - Abordagem pragmática; aberta e fechada.
2. O conceito de ciberespaço.
3. Retrospectiva histórica sobre o homem e a tecnologia.
4. As narrativas do ciberespaço.
5. Teorias da cibercultura
6. Comunidade e cibercultura
7. Identidade e cibercultura
8. O corpo e a cibercultura
9. Comunidades e ciber-subculturas virtuais
10. O futuro do ciberespaço: cenários prospectivos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As aulas síncronas online serão dinâmicas, com pequenas apresentações e a presença constante de exercícios que ativam a aprendizagem. Requerem-se assiduidade e participação constantes dos alunos. As break out sessions permitem a realização de exercícios de reflexão, aplicação e exploração dos temas e conteúdos. Os estudantes terão de ler cinco livros ao longo do semestre. O trabalho de entendimento teórico será feito na forma de apresentação de uma teoria enquadrada no contexto da cibercultura. Mais ainda, os alunos realizarão um vídeo reflexivo sobre os hábitos do ser humano no ciberespaço e a participação em redes. A análise de uma subcultura no ciberespaço conclui o percurso pedagógico que tem como referência uma proposta reflexiva sobre a génese, as teorias e os temas centrais da cibercultura, com enfoque nas perspetivas comunicacionais, psicossociais e tecnológicas.
Bibliografia principal Bauman, Z. (2014). Vigilância líquida. Diálogos com David Lyon. Zahar.  Bell, D. (2001). An Introduction to Cybercultures. London: Routledge. Castells, M. (2004). A galáxia Internet, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Rüdiger, F. (2013). As teorias da cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulima. Elias, H. (2007). Néon Digital: Um Discurso Sobre os Ciberespaços. Covilhã: LabCom/UBI. Jenkins, H. (2006). Convergence Culture. New York University Press. Lévy, P. (1997). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget.
Loader, Brian (1997). A Política do Ciberespaço. Política, Tecnologia e Reestruturação Global. Instituto Piaget Palfrey, J., Gasser, U. (2008). Born digital - understanding the first generation of digital natives. New York: Perseus. 
Rheinngold, Howard. (1996). A Comunidade Virtual.Gradiva. Turkle, S. (2013). Alone Together. Why we expect more from technology and less from each other. The Perseus Books Group.
Wolton, D. (1999). E Depois da Internet? Difel.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.