Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Tópicos Avançados de Inteligência Artificial

Tópicos Avançados de Inteligência Artificial

Código 14529
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Informática
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se que os estudantes sejam expostos e compreendam um conjunto de tópicos em IA que são considerados avançados. Queremos que os alunos sejam capazes de estudar, compreender e explicar o conteúdo de artigos científicos relativos aos tópicos da UC. Queremos ainda que sejam capazes de implementar computacionalmente um exemplo de uma das áreas abordadas.
Conteúdos programáticos Alguns dos tópicos a abordar serão:
-Modelos gráficos como campos aleatórios condicionais
-Métodos variacionais, de campo médio e de propagação de crenças
-Aprendizagem por reforço
-Processamento de dados sequenciais usando abordagens Bayesianas
-Inteligência Artificial Geral
-Aplicações à robótica
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A UC funciona de forma tutorial, logo serão feitas apresentações breves dos tópicos a estudas aos estudantes, serão escolhidos artigos científicos nas áreas de estudo que serão alvo de resumos e apresentação por parte dos alunos e será ainda efetuada uma implementação de um método escolhido e sua apresentação.
A avaliação dos estudantes será feita com recurso aos 2 trabalhos que irão fazer ao longo do semestre: um primeiro com um apanhado de um conjunto de artigos que terão que ler e apresentar e um segundo relativo à implementação computacional de um dos métodos estudados. Em ambos os casos serão avaliadas as apresentações feitas e os relatórios produzidos. Cada um dos trabalhos irá valer 10 valores em 20.
Bibliografia principal Os artigos científicos a estudar serão escolhidos de acordo com os tópicos a abordar e o respetivo estado da arte.
Língua Português
Data da última atualização: 2022-01-26
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.