Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Que É o Mundo?

Que É o Mundo?

Código 15572
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Objectivos de Aprendizagem A pergunta “Que é o mundo?” não tem de reclamar uma resposta imediata; bem pelo contrário, convida desde logo a assumir o lance inquiritivo em que a questão é jogada. Nesse sentido, esta UC tem como objectivo estimular a prática do questionamento filosófico, por via de um tema fundamental da filosofia. No final da UC, o estudante deve ser capaz de: (i) identificar questões relativas aos nossos ser-no-mundo e estar-no-mundo; (ii) explicitar os elementos fundamentais das perspectivas estudadas; (iii) discutir respostas à pergunta “Que é o mundo?”; (iv) problematizar o nosso ser e estar no mundo.
Conteúdos programáticos 1) O Mundo, uma noção polissémica e analógica. A ideia de mundo-universus como “totalidade ordenada” (universitas rerum): macrocosmos, mesocosmos e microcosmos;
2) O homem como formador de mundo;
3) Da casa para o mundo;
4) Os vários modos pregnantes da expressão de uma relação crítica com o mundo na contemporaneidade que culminam no estranhamento do mundo.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Os objetivos da UC serão concretizados mediante a discussão de temas que oferecerem perspetivas válidas não apenas para aprofundar o escopo especulativo próprio duma UC-questão, mas também para circunscrever um perímetro considerado filosoficamente relevante para a construção de constantes indispensáveis para qualquer exercício de determinação. Tais perspetivas serão afloradas por diferentes docentes em cada semana. A avaliação final de cada estudante resultará da ponderação dos seguintes elementos: i) participação ativa e intervenção pertinente nos trabalhos das sessões semanais e ii) elaboração de um teste escrito com apresentação oral.
Bibliografia principal Platão (2005), Teeteto, Fundação Calouste Gulbenkian [Excertos].
Thomas Rentsch, “Welt”, In: Historisches Wörterbuch der Philosophie, HWPh, Bd. 12, Schwabe-Verlag AG, Basileia, 2005, cols. 407-443
KANT, Immanuel, Crítica da Razão Pura, trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Introd. e notas de Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994 [Excertos].
Levinas, E. (1980). “A Morada”. In Totalidade e Infinito (135-156). Lisboa: Edições 70.
Aderson, Scott Edward (2022), Habitar: um ecopoema, Lisboa: Poética Edições.
Peter Sloterdijk, 2008. O Estranhamento do Mundo. Trad. Ana Nolasco. Lisboa: Relógio d'Água.
Lyotard, J.-F. (1977). O inumano, considerações sobre o tempo, Lisboa, Editorial Estampa.
Língua Português
Data da última atualização: 2025-02-03
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.