Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Tecnologia e Produto de Moda Sustentável
  4. Tecnologias de Acabamento e Estamparia

Tecnologias de Acabamento e Estamparia

Código 15805
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciência e Tecnologia Têxteis
Objectivos de Aprendizagem Estudar as diferentes técnicas e processos nas áreas dos acabamentos e estamparia de materiais têxteis. Capacitar os alunos com conhecimentos sobre os princípios do acabamento e estamparia têxtil, incluindo produtos, maquinaria e processos.
Identificar e descrever as diferentes técnicas e processos de acabamento e de estamparia dos materiais têxteis. Relacionar as propriedades dos materiais têxteis com os processos de acabamentos.
Aplicar os sistemas CAD na gravação de rolos e quadros de estampar.
Selecionar os processos de estampagem mais adequados em função do têxtil e do efeito procurado.
Executar trabalhos experimentais que simulam as operações industriais de acabamento e estamparia têxtil e discutir os resultados obtidos.
Adequar as tecnologias à procura do mercado.
Relacionar os processos de acabamento e estamparia com os aspetos ambientais e os custos energéticos.
Conteúdos programáticos Aspetos gerais do processo de acabamento em diferentes materiais têxteis. Acabamentos químicos e mecânicos. Química dos reticulantes. Detergentes e detergência. Revestimentos. Coating e laminagem. Substratos têxteis e suas características. Polímeros. Sistemas de aplicação dos polímeros. Natureza e funções dos aditivos utilizados. Acabamentos especiais, funcionalização por revestimento e aplicações. Processos e equipamentos para a aplicação industrial de revestimentos. Aspetos ecológicos nos processos de acabamentos.
Aspetos gerais de estampagem de têxteis e preparação de tecidos para a estampagem. Aplicação de sistemas CAD na estamparia. Técnicas de estampagem: estampagem ao quadro plano, ao quadro rotativo, estampagem por transferência e estampagem digital. Reologia e preparação das pastas de estampagem. Estamparia: estampagem direta, estampagem corrosiva e por reserva. Processos utilizados na obtenção de efeitos especiais em estamparia. Aspetos ecológicos da estampagem.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A unidade curricular funciona com aulas teóricas e aulas práticas-laboratoriais. Nas aulas teóricas são transmitidos os conhecimentos teóricos e tecnológicos associados aos conteúdos programáticos da unidade curricular e são apresentados exemplos para ilustrar as principais funções de cada aplicação, incentivando a discussão e a resolução de problemas. As aulas práticas-laboratoriais decorrem nos laboratórios de apoio ao funcionamento da UC, onde o estudante irá realizar vários trabalhos experimentais com aplicação prática dos conhecimentos teóricos e tecnológicos. Os estudantes elaboram, no fim de cada trabalho experimental, um relatório escrito com a descrição dos processos aplicados e a discussão dos resultados obtidos. A avaliação da UC consiste na realização de uma prova escrita de frequência (durante o período de ensino-aprendizagem) com um peso de 50%, e na avaliação contínua da componente laboratorial (incluindo relatórios e discussão), com um peso de 50%.
Bibliografia principal Gangadaran, A. Principals of textile finishing, The Textile Institute 2021.
W.D. Schindler, P. J. Hauser, Chemical Finishing of Textiles, Woodhead Publishing, 2004.
L.W.C. Miles (Editor), Textile Printing, Society of Dyers and Colourists, Revised 2nd Ed., 2003.
J.M. Lucas, Sebenta de Tecnologia do Acabamento, UBI, Covilhã.
F. Franco F. e J. M. Fiadeiro, Estampagem de Materiais Têxteis, 2002.
M. Lewin, S. B. Sello (Editors), Handbook of Fiber Science and Technology - Chemical Processing of Fibers and Fabrics - Functional Finishes, Part A and B, Marcell Dekker, 1984.
A.J. Hall, Textile Finishing, Heywood Books/ American Elsevier Publishing Company, 1966.
D. J. Hill et al, An Introduction to Textiles - Textile Wet Processing, Vol. IV, Eurotex, 1993.
J. Knott, B. Robinson, Wool Carbonising, Eurotex, 1994.
M. Van Parys, Coating, Eurotex, 1994.
A.J. Hall, The Standard Handbook of Textiles, Newnes-Butterworths, 1975.
P. Viallier, Energy Uses in the Textile Finishing Industry, Eurotex, 1990.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-18
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.