Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Química Industrial
  4. Operações Unitárias

Operações Unitárias

Código 16016
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Química Industrial
Objectivos de Aprendizagem Pretende-se que o aluno aprenda a identificar as diferentes operações unitárias típicas da indústria química, a classificá-las em função dos princípios físico-químicos e de fenómenos de transporte associados e a determinar as variáveis de projeto e a sua metodologia de cálculo.

No final da UC o aluno deve ser capaz de:
1. Determinar fatores de forma de sólidos particulados, traçar análises granulométricas e compreender o significado do Diâmetro de Bond.
2. Compreender o movimento das partículas num fluido e saber determinar velocidades de queda.
3. Conhecer os tipos de filtros e aplicar as equações básicas da filtração.
4.Compreender a lixiviação e a extração líquido-líquido e saber estabelecer balanços e determinar o número de andares para atingir o rendimento pretendido.
5.Saber caracterizar um sistema gás-vapor e usar cartas psicrométricas.
6.Perceber o equilíbrio líquido-vapor e saber estabelecer balanços a pratos teóricos em colunas de destilação ou de absorção gasosa.
Conteúdos programáticos 1.Operações Unitárias em Engenharia Química
2.Operações com sólidos granulares.Moagem e peneiração: fatores de forma, diâmetros médios e de Bond, análise granulométrica, energia gasta na moagem
3.Operações de separação sólido-fluido.Sedimentação:equações básicas para o cálculo da velocidade de sedimentação de finos e grossos;Filtração:tipos de filtros, modos de filtração e equações básicas de filtração
4.Lavagem de sólidos e extração líquido-líquido com solventes imiscíveis:Nomenclaturas, relações de equilíbrio, balanços de massa
5.Humidificação e Secagem:Índices de humidade, temperaturas de termómetro seco e húmido, cartas psicrométricas, condicionamento de ar
6.Absorção gasosa e esgotamento de soluções:teoria dos dois filmes, coeficientes de filme, balanços de massa
7.Destilação:misturas líquidas,coeficientes de atividade e volatilidade relativa, reta operatória e curva de equilíbrio,posicionamento do prato de alimentação, número de andares teóricos
8.Projeto de uma operação unitária
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação As atividades de ensino-aprendizagem constam de teórico-práticas. As aulas de vertente mais teórica são sempre interativas, sendo a exposição da matéria feita de modo a incentivar a participação dos alunos no desenrolar da aula. Nas aulas de cariz mais teórico-prático, os problemas de aplicação da matéria são resolvidos apenas pelos alunos, verificando-se a intervenção do docente com alguma explicação teórica apenas quando se observa a dificuldade generalizada na resolução das questões colocadas.
A avaliação consta de 2 frequências e/ou 1 exame (80%) e o projeto de uma operação unitária com apresentação oral (20%).
Os alunos aprovados por frequência estão dispensados de exame.
Obtenção de frequência: Média aritmética dos 2 testes igual ou superior a 6 e realização do projeto.
Aprovação por frequência: Média ponderada dos 2 testes e do projeto igual ou superior a 10 valores, não podendo a nota de qualquer um dos testes ser inferior a 6 valores.
Bibliografia principal M. Fátima Costa Farelo; Ana M. Carreira Lopes, "Processos de Separação", UBI, Covilhã.
Azbel, D.S.; N. Cheremisinoff, "Fluid Mechanics and Unit Operations", Ann Arbour Science, The Butterworth Group.
Coulson, J.M.; Richardson, J.F., "Tecnologia Química", vol. II (Operações Unitárias), F. Calouste Gulbenkian ed., Lisbon.
Coulson, J. M.; Richardson, J.F., "Tecnologia Química" , vol III, F. Calouste Gulbenkian ed., Lisbon.
Foust, A.S.; Wenzel, L.A., Clump, C.W.; Maus, L.; Andersen, L.B.; "Principles of Unit Operations".
Gomide, R.; "Operações Unitárias", 1 º volume (Operações com Sólidos Granulares).
Gomide, R.; "Operações Unitárias", 3 º volume (Separações Mecânicas).
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.