Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas
  4. Atelier de Comunicação Estratégica

Atelier de Comunicação Estratégica

Código 17476
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(45H)/TP(15H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Objectivos de Aprendizagem . Pretende-se que o aluno seja capaz de criar e produzir de modo criativo uma nova campanha publicitária para uma marca com décadas de existência. O que é decisivo é que a campanha possa ser multimeios, nomeadamente aparecer em diversos meios de acordo com os 4 brifingues, a não ser que o cliente marca indique só um meio.

. Os alunos são avaliados como criam esta campanha acompanhada de um plano detalhado de 5 páginas em pdf com base em estratégia, a “pool” de ideias e conceitos lecionados em aula, autores lidos ou media (um ou vários, clássicos ou novos) que usaram de suporte à realização da respetiva campanha.
Conteúdos programáticos Identidades De Marca Icônicas.
O Cartaz.
Repense O Seu Negócio Para A Era Digital.
De Anúncios A Ícones: Como A Publicidade Triunfa Na Era Multimídia.
Advertising: Concept And Copy .
Creative Advertising: Ideas And Techniques From The World's Best Campaigns.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação [em 5 páginas em PDF, fonte Times New Roman 12, espaço 1 entre linhas, capa, sem introdução, conclusão e incluindo bibliografia da UC aplicada. Estes quatro trabalhos são entregues com imagens obtidas pelo aluno, o seus slogans, o seu plano de comunicação explicado, a sua “pool” de ideias e conceitos de base e a descrição de como o alvo é atingido. Cada parte destas mencionada reflete-se na estrutura de 1 página por capítulo exigida. A entrega dos elementos de avaliação implica apresentação presencial. Requer a presença do aluno para correção e melhoria de nota também para se refedefender. E o ficheiro só conta se o envio for até ou durante a hora da aula, caso algo excecional aconteça a apresentação pessoal é reagendada para dentro de 15 dias.] Portanto cada trabalho é resposta a um brifingue escolhido de 4 capítulos como a ordem do brifingue revela muito sucintamente. A ideia é que cada aluno faça todos os quatro trabalhos sobre a mesma marca-cliente brifingue, pegando em aspetos dif
Bibliografia principal Airey, D. (2010). Logo design love: A guide to creating iconic brand identities. New Riders.

Felton, G. (2006). Advertising: Concept and copy [1994]. W. W. Norton And Company.

Moles, A. (2005). O cartaz. Perspectiva.

Pricken, M. (2008). Creative advertising: Ideas and techniques from the world's best campaigns (Revised and updated edition). Thames & Hudson.

Rogers, D. L. (2016). The digital transformation playbook: rethink your business for the digital age. Columbia Business School.

Springer, P. (2007). Ads to icons: How advertising succeeds in a multimedia age. Kogan Page.
Língua Português
Data da última atualização: 2026-02-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.