Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
  4. Literatura Comparada

Literatura Comparada

Código 18049
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 3
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Estudos Portugueses e Estudos Espanhóis
Objectivos de Aprendizagem 1. Demonstrar conhecimentos que manifestem uma visão multicultural do fenómeno literário, ultrapassando o critério das fronteiras nacionais e permitindo ainda relacionar a literatura com outras artes, quer no passado, quer na contemporaneidade.
2. Comprovar um modo novo e mais aberto de compreender a dinâmica dos sistemas literários português e espanhol.
3. Ser capaz de realizar breves trabalhos de pesquisa, sendo um deles um pouco mais longo, em que se revele aptidão para identificar, descrever e explicar casos de relação literária ou interartes.
A componente teórica das aulas projeta-se, em particular, nos objetivos 1 e 2, sendo que a dimensão prática do trabalho realizado se relaciona mais com o terceiro objetivo da unidade curricular.
Conteúdos programáticos 1. Origens do projeto comparatista: Iluminismo e Romantismo.
2. Literatura comparada e literaturas nacionais.
3. O cânon literário.
4. Metodologias comparatistas.
5. Perfis de uma literatura europeia: a) Autores fundamentais; b) Relações entre sistemas literários; c) O papel de literaturas de fora da Europa.
6. A literatura portuguesa no quadro do sistema ibérico e da aventura ocidental.
7. Da literatura comparada aos estudos interartes: a) Literatura e Belas Artes: - como ler um quadro; - exemplos de relações entre literatura e artes plásticas. b) Literatura e Cinema: - como analisar um filme; - exemplos de relações entre literatura e cinema.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A presente unidade curricular terá uma componente teórica, concretizada em aulas expositivas e na promoção de debates sobre os temas propostos, e uma componente prática, de realização de exercícios de análise de objetos literários. A avaliação far-se-á através da elaboração de um artigo científico com respetiva apresentação (60% + 20% da nota final), a qual reflita a intertextualidade existente entre uma obra literária à escolha do aluno e um ou mais objetos visuais. A assiduidade e participação crítica nas aulas serão também alvo de avaliação (20% da nota final), correspondendo a assiduidade mínima obrigatória a 80% das sessões.
Bibliografia principal Buescu, H., Duarte, J. F. e Gusmão, M. (Orgs., 2001). Floresta Encantada: Novos Caminhos da Literatura Comparada. D. Quixote
Chevrel, Y. (2023). La littérature comparée (8ª ed.). PUF.
Clerc, J.-M. (1993). Littérature et cinéma. Nathan.
Gombrich, E. H. (2006). The Story of Art. Phaidon.
Hauser, A. (1998). História Social da Arte e da Literatura (Ávaro Cabral, Trad.). Martins Fontes.
Kaiser, G. R. (1989). Introdução à Literatura Comparada (T. Alegre, Trad.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Peña-Ardid, C. (2009). Literatura y cine (4ª ed.). Cátedra.
Romero López, D. (1998). Orientaciones en literatura comparada. Arco/Libros.
Stam, R. e Raengo, A. (Orgs., 2008). Literature and Film: A guide to the theory and practice of film adaptation. Blackwell.
Torres, M. J. (Org., 2008). Não vi o livro, mas li o filme. Húmus.
Língua Português
Data da última atualização: 2025-09-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.