Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Química Industrial
  4. Química Inorgânica

Química Inorgânica

Código 8633
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Química
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular, para além de transmitir aos alunos as bases da Química Inorgânica, tem como objetivo ensinar as propriedades de compostos iónicos e de coordenação quantificar as suas energias de formação e interpretar diagramas de Latimer, Frost, Pourbaix e Ellingham
Conteúdos programáticos Introdução à Química Quântica: equação de Shorödinger (Funções radiais e angulares) Propriedades dos elementos da Tabela Periódica: Carga nuclear efectiva (regras de Slater e de Raimondi/Clementi), Electronegatividades de Pauling, Mulliken e Allred Rochow Compostos iónicos: relação entre rc/ra e nº de coordenação. Energia reticular: equações de Born-Landé e de Kapustinskii. Diagramas de Latimer, Frost, Pourbaix e Ellingham Hidrogénio. Hidretos Oxigénio. Óxidos. Oxoácidos Compostos de coordenação: complexos clássicos e organometálicos. Teoria do Campo Cristalino Geometria octaédrica, tetraédrica, tetragonal e quadrangular. Efeito de Jahn-Teller. Energia de estabilização do campo cristalino. Coloração e propriedades magnéticas dos complexos (nº total de spin). Estabilidade e regra dos 18 electrões.
Prática – Comparar as propriedades dos metais dos grupos I, II e III com as dos metais de transição. Síntese de compostos de coordenação, sua caracterização e cálculo de rendimento
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A transmissão dos conteúdos programáticos é fundamentalmente de carácter expositivo. No entanto, pretende-se também que haja lugar para a colocação de questões, conduzindo ao diálogo em grupo. A parte prática consiste na execução de trabalhos em grupo: exercícios, experiências laboratoriais e relatórios. Estas modalidades estão associadas aos conteúdos da unidade curricular e permitem ao aluno responsabilizar-se e socializar-se.
O aluno é avaliado através de 2 provas escritas presenciais se houver condições nota teórica (70%), uma nota prática (30%) relativa aos trabalhos laboratoriais e relatórios em grupo e a 2 testes práticos, havendo obrigatoriedade de ter nota mínima de 10 a ambas as componentes.
A parte prática terá uma componente de 60% relativa aos laboratórios/relatórios e 40% dos testes práticos.
Bibliografia principal - Química Inorgânica Básica, Ana M. V. Cavaleiro, Universidade de Aveiro
- Inorganic Chemistry by: Shriver, Atkins and Langford.
- Inorganic Chemistry by: Huheey.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-10-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.