Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing e Estratégia
  4. Inovação e Empreendedorismo

Inovação e Empreendedorismo

Código 9830
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(24H)
Área Científica Marketing e Estratégia
Objectivos de Aprendizagem - Compreender os principais conceitos associados à inovação e explorar os principais tipos de inovação;
- Identificar os principais fatores-chave de sucesso e as principais barreiras da inovação;
- Abordar a inovação de uma perspetiva sistémica, seja sectorial, regional ou nacional;
- Abordar o European Innovation Scorecard;
- Compreender os conceitos de empreendedor e empreendedorismo nas suas várias abordagens e significados;
- Compreender os vários fatores que afetam os processos de negócio, incluindo o empreendedor, a instituição e o contexto;
- Compreender as várias etapas do processo de negócios: do reconhecimento da oportunidade e da criação da empresa, através do crescimento, até a eventual retirada do negócio;
- Compreender as especificidades de formas particulares de empreendedorismo, nomeadamente empreendimento feminino, étnico, social, empresarial e informal.
Conteúdos programáticos 1. Inovação: Conceitos, Tipos, Classes e Modelos
2. Inovação: Fatores-chave de sucesso e fatores que impedem a inovação
3. Sistemas de Inovação
4. Métricas de Inovação
5. Empreendedorismo: Conceitos, teorias e modelos
6. O empreendedor: principais teorias
7. Ambiente e empreendedorismo
8. Formas particulares de empreendedorismo
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A avaliação a esta UC pode integrar vários instrumentos de avaliação de acordo com o previsto no regulamento académico, como por exemplo: participação nas aulas, que inclui não só a assiduidade às aulas como também a intervenção na aula e a resolução de questões/casos práticos (quer em grupo quer individualmente), trabalhos individuais, trabalho de grupo, projetos e testes. Os instrumentos e ponderações são especificados em cada ano no dossier da unidade curricular.
Bibliografia principal Dahlander, L. and Gann, D. (2010) “How Open is Innovation?”, Research Policy, 39, 699-709.
Scott L. Newbert, S., Gopalakrishnan, S. and Kirchhoff, B. (2008) “Looking beyond resources: Exploring the importance of entrepreneurship to firm-level competitive advantage in technologically intensive industries”, Technovation, 28, 6-19.
Van de Vrande, V., de Jong J. P., Vanhaverbeke, W., Rochemont, M. (2009) “Open Innovation in SMEs: Trends, Motives and Management Challenges”, Technovation, 29, 423–437.
Damanpour, F. and Wischnevsky, D. (2006) “Research on innovation in organizations: Distinguishing innovation-generating from innovation-adopting organizations”, Journal of. Engineering and Technology. Management, 23, 269–291.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-09-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.