Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Serviços
  4. SASUBI - Serviços de Ação Social
  5. Divisão de Serviços de Apoio Social
  6. Apoio Psicológico
  7. Serviços disponibilizados

Serviços disponibilizados

Consulta individual (Aconselhamento e Psicoterapia)

Esta consulta poderá envolver trabalho nas seguintes problemáticas: ansiedade e stress, problemas relacionais, depressão, saúde e bem-estar, perda e luto, problemas familiares, solidão, comportamentos compulsivos, dificuldades de aprendizagem, problemas com álcool e outras drogas, suicidalidade, direcionamento de carreira, desempenho académico, procrastinação, gestão do tempo, transição e ajustamento, entre outras.
Além destas intervenções, serão disponibilizadas sessões de relaxamento individuais (muscular e imagético).

 

Trabalho com grupos e workshops

Promoção de atividades de grupo regulares (6-12 participantes). A participação em alguns grupos poderá requerer uma entrevista inicial prévia para determinar a sua adequabilidade. São desenvolvidos 3 grupos de trabalho:

 

  1. Desenvolvimento pessoal
  2. Desenvolvimento de carreira
  3. Desenvolvimento de aprendizagem

O grupo de desenvolvimento pessoal desenvolve atividades onde se exploram as seguintes temáticas (entre outras): raiva e conflito, assertividade, imagem corporal, problemas de saúde, depressão, gestão da ansiedade, técnicas de relaxamento, adaptação cultural, saudades de casa, inter relações pessoais, autoestima, gestão do stress, etc.

 

O grupo de carreira desenvolve atividades de exploração de carreiras, tomada de decisão, pesquisa de oportunidades de trabalho, como estar numa entrevista, etc.

 

O grupo de aprendizagem desenvolve atividades na área da aprendizagem nas seguintes áreas (entre outras): habilidades de aprendizagem, hábitos de estudo, procrastinação, gestão do tempo, preparação para os exames, resolução de problemas, etc.

 

Empreendedorismo social

Promoção de programas de voluntariado e projetos específicos tendo em vista o envolvimento da comunidade académica da UBI e intervindo nos diferentes quadrantes da sociedade.

 

Através da participação ativa em diversas fases da criação destes programas e projetos, os estudantes terão oportunidade de contribuir para a consolidação do sentido de comunidade, ao mesmo tempo que se veem implicados na melhoria da sua qualidade de vida académica.

 

Programas e projetos a desenvolver nas áreas de:

 

  • Educação para a Saúde (álcool, tabaco, drogas, VIH e outras DST´s, etc)
  • Educação para a Cidadania
  • Criação de programas de Educação pelos pares
  • Programa Crianças Empreendedoras
Data da última atualização: 13-01-2015
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.