3. Inscrições: Curso em Gestão e Liderança de Equipas Virtuais/Remotas

Inscrições: Curso em Gestão e Liderança de Equipas Virtuais/Remotas

A formação é constituída por um ciclo de seis webinars, que vão decorrer entre 28 de abril e dia 2 de junho.

De 22 a 27 de abril de 2021

O confinamento ditou a obrigatoriedade do teletrabalho, e muitas organizações já adotaram estas práticas como grande parte das suas rotinas de interação com os seus colaboradores, chefias, clientes, fornecedores e comunidade em geral. Já antes da pandemia estavam presentes as condições para realizar a liderança e gestão das equipas de uma forma remota e virtual. A pandemia veio precipitar a “quase” generalização das relações profissionais online através dos nossos PCs, tablets ou smartphones.

A ausência da presença física na comunicação já por si, enfraquece a sua qualidade, na medida em que a componente não verbal está ausente na escrita, está limitada na voz e na imagem num ecrã. Sabemos que a comunicação não verbal contribui em 55% para a qualidade da comunicação, a voz é responsável por 38% e as palavras apenas por 7% (BIRDWHISTELL, R.L. Kinesics and context: essays on body motion communication. 4.ed. Philadelphia: UPP (University of Pensylvania Press), 1985). A linguagem corporal contribui para dar credibilidade à mensagem.

Para ajudar na comunicação, a expressão facial deve ser condizente com o discurso, assim como o tom e a postura corporal. Paul Ekman estudou longamente desde 1958 a comunicação não verbal e os perigos de esta não ser condizente com o conteúdo verbal (https://www.paulekman.com/).

A liderança remota/virtual tem um handicap comunicacional. Se não houver uma deliberada intenção e capacidade de compensar a insuficiência de comunicação não verbal, os/as líderes terão um aumento considerável de mal-entendidos, enviesamentos (biases), tensões desnecessárias, confusões, conflitos, falta de foco, desmotivação e desinteresse dos seus colaboradores, equipas, entre outros stakeolders no seu círculo de influência.

Com vista a ajudar os/as líderes a conduzir eventos virtuais com qualidade, assegurar níveis elevados de eficiência e qualidade dos seus relacionamentos profissionais remotos, assim como também manter a energia e o seu bem-estar, a UBI em colaboração CONPLAN vem disponibilizar um curso organizado em 6 webinars interativos de 90 minutos.

Dado tratar-se de uma formação com uma forte componente interativa e prática para líderes, dispomos de um número limitado de participantes, pelo que estando interessado deverá consultar todas as informações disponíveis no link abaixo, onde encontrará também uma área para poder proceder à inscrição.

Esta formação decorrerá totalmente online, todas as quartas feiras das 10h00 às 11h30, entre o dia 28 de abril e dia 2 de junho.

Data da última atualização: 2021-04-22