3. Palestra da Academia Júnior de Ciências

Palestra da Academia Júnior de Ciências

Anfiteatro 6.1 (Polo I) | 15h00 | sessão dedicada ao tema “As abelhas e a matemática: uma intrigante ligação”, com a participação de Ricardo Jorge Antunes Bichinho.

28 de janeiro de 2022

A Academia Júnior de Ciências da Universidade da Beira Interior vai promover a Palestra “As abelhas e a matemática: uma intrigante ligação”, no dia 28 de janeiro (sexta-feira), às 15h00, no Anfiteatro 6.1 (Polo I).

A conferência tem como convidado Ricardo Jorge Antunes Bichinho, docente da Escola Secundária Campos Melo (Covilhã).

A sessão é aberta ao público em geral, que podem assistir presencialmente ou via ZOOM (ligação).

Resumo
As abelhas sempre despertaram grande interesse e curiosidade, sendo objeto de observação há mais de dois mil anos. Diversos pensadores, entre eles Aristóteles, dedicaram-se a observá-las e a investigá-las, investigação essa que perdura até aos dias de hoje em áreas como a matemática, a biologia, a zoologia, a entomologia, a engenharia, e a física, entre outras.

Nesta palestra colocaremos o foco nas estruturas construídas pelas abelhas para armazenar mel e pólen, estruturas essas ainda destinadas à criação, e analisaremos as propriedades matemáticas nelas existentes, com destaque para o hexágono de entre as figuras que podem pavimentar o plano, bem como a da utilização do prisma hexagonal para a estrutura do alvéolo de um favo, por exemplo.

Mostraremos também estudos recentes que evidenciam a capacidade de realização pelas abelhas de operações aritméticas simples, bem como a do reconhecimento do zero. A relação existente entre a comunicação das abelhas e a geometria será objeto de análise.

Data da última atualização: 2022-01-19