A Biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI) promove as “Releituras de Camões, nos 500 anos do seu nascimento”, uma iniciativa composta por 12 conferências sobre a obra do autor, no contexto das celebrações do quinto centenário do seu nascimento.
Proferidas por Henrique Manso, docente da Faculdade de Arte e Letras (FAL), as conferências abordarão temas como o exílio, a guerra, a beleza ou o amor ao longo em sessões mensais entre abril de 2024 e junho de 2025.
Aquarelas de tempos e lugares primaveris: “Já não podeis fazer meus olhos ledos” é o mote da primeira sessão, que decorre na Faculdade de Engenharia (FE) (Anfieatro 8.1) a 23 de abril (terça-feira), pelas 16h00.
As próximas datas definidas para a iniciativa são 21 de maio, com Camões e a criação poética: “Se a tanto me ajudar o engenho e a arte”, e 4 de junho, com Autobiografia de Camões: o “amor ardente”, onde “os erros e a Fortuna sobejaram”.
Após uma pausa durante os meses de julho, agosto e setembro, a iniciativa regressa em outubro, com sessões mensais, em data a definir, até junho do próximo ano.