A sessão dos Seminários do Doutoramento em Sociologia do próximo dia 17 de maio (sexta-feira), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI), vai ser subordinada ao tema “Envelhecimento e sustentabilidade da Segurança Social: dos territórios de baixa densidade à realidade nacional” e terá como oradores Amílcar Moreira (docente no ISEG e investigador do SOCIUS) e Maria João Guardado Moreira (docente no IPCB e Coordenadora do Age.Comm). “A Sustentabilidade Financeira do Sistema Previdêncial: Perspectivas e Reflexões” é o título da comunicação de Amílcar Moreira, enquanto Maria João Guardado Moreira falará sobre “Investigar em Territórios de Baixa Densidade: demografia e contextos sociais”.
A iniciativa, a realizar a partir das 15h00, na Sala 7.18 da FCSH- UBI, é organizada no âmbito da Unidade Curricular “Seminários Temáticos de Investigação” do 3.º Ciclo/Doutoramento em Sociologia, ministrada por Nuno Augusto e é de entrada livre.
Breves notas biográficas:
Amílcar Moreira: Doutorado em Política Social pela Universidade de Bath (Reino Unido), é professor no ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e Investigador do SOCIUS, Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações. Anteriormente, exerceu funções enquanto investigador no Trinity College Dublin e na Oslo Metropolitan University. É especialista em políticas sociais, nomeadamente sistemas de pensões e programas de rendimento mínimo. Integrou a equipa de peritos que elaborou o Livro Verde sobre a sustentabilidade da Segurança Social.
Maria João Guardado Moreira: Doutorada em Sociologia, especialidade Demografia (FCSH/NOVA). Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde coordena o Mestrado em Gerontologia Social e a Age.Comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais. É investigadora associada do Grupo de Estudios Población y Sociedad (Universidad Complutense de Madrid), onde também realizou um Pós-Doutoramento. Tem coordenado vários projectos nacionais e internacionais sobre contextos de envelhecimento da população, para além da participação em projectos nacionais e internacionais e publicado vários artigos sobre demografia, demografia regional, envelhecimento, migrações e saúde.
Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas