Estão a decorrer, em homenagem ao primeiro Reitor da Universidade do Algarve, as candidaturas ao Prémio Manuel Gomes Guerreiro, uma iniciativa que pretende galardoar uma obra publicada, livro ou tese de doutoramento, que contribua para o desenvolvimento científico numa das áreas de conhecimento da Academia.
Ao concurso podem ser submetidos trabalhos que tenham sido publicados no ano de edição do concurso ou no ano antecedente, e que não tenha sido premiado anteriormente. Caso o candidato se apresente ao concurso com uma tese de doutoramento, esta só será aceite se estiver concluída, defendida e aprovada. Apesar de dirigido a autores de qualquer nacionalidade, os trabalhos apresentados a concurso têm que ser obrigatoriamente redigidos em língua portuguesa ou inglesa.
Organizado pela Universidade do Algarve (UAlg), com o patrocínio da Câmara Municipal de Faro e da Câmara Municipal de Loulé, o Prémio tem um valor pecuniário único de 10 mil euros.
Presidido pelo vice-reitor da UAlg para a Investigação e Cultura, Nuno Bicho, o júri da edição de 2024 é composto por três antigos reitores, Ana da Costa Freitas, Reitora da Universidade Évora de 2014 a 2022, António Fontainhas Fernandes, Reitor da Universidade de Trás-os-Montes de 2013 a 2021, e João Luís Gaspar, Reitor da Universidade dos Açores de 2014 a 2022. Compõem ainda o júri os professores eméritos da UAlg João Albino Silva, Maria Teresa Dinis e Pedro Ferré.
O Prémio Manuel Gomes Guerreiro tem candidaturas abertas até 26 de julho (sexta-feira).
Mais informação:
UAlg