A Universidade da Beira Interior (UBI), através do projeto UI.CAP - Universidades como Interface de Capacitação para a Criação do Emprego Tecnológico, encontra-se a promover um conjunto de dois workshops de desenvolvimento de espírito científico, denominados Hands-on Science.
“Ideação e estratégias de design thinking para investigadores” é o primeiro workshop da série e decorre, em formato presencial, na Sala Convencional 2 da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) a 12 de maio (segunda-feira), entre as 11h00 e as 13h00 e as 14h30 e as 16h30.
Este workshop, lecionado por Pedro Resende, Co-fundador e Diretor da Chaperone, apresenta aos investigadores o design thinking como uma abordagem poderosa e centrada no ser humano para a inovação e o desenvolvimento empresarial.
Os participantes terão a oportunidade de explorar técnicas de ideação e ferramentas criativas de resolução de problemas, que os incentivam a repensar a sua investigação para além dos resultados tradicionais, como as publicações académicas. Ao adotar a inovação como uma mentalidade holística, os participantes descobrirão novas formas de gerar impacto, colaborar entre disciplinas e alargar os seus horizontes de carreira, dentro e fora da academia.
A 14 de maio (quarta-feira), decorre online o segundo workshop sob o tema “Marketing skills para investigação e branding pessoal”, um formato interativo de 3 horas, com condução de David Siqueira Magboulé, que pretende dotar investigadores e académicos com competências essenciais de marketing para comunicar eficazmente o seu trabalho e construir uma marca pessoal atrativa.
Os participantes irão explorar estratégias para traduzir investigações complexas em mensagens acessíveis, aproveitando as plataformas digitais para aumentar a visibilidade e desenvolvendo uma marca pessoal alinhada com os seus objetivos profissionais. Através de atividades práticas, feedback de colegas e exemplos do mundo real, os participantes sairão com ferramentas práticas para melhorar a sua presença académica e atrair colaboração, financiamento ou oportunidades de carreira.
Dirigidos a jovens investigadores (até 29 anos) de qualquer área de conhecimento, estes workshops visam promover aptidões científicas com integração, o mais cedo possível, nas atividades de investigação e processo criativo das Instituições de Ensino Superior (IES), estimulando a inovação, o desenvolvimento e progressão de carreiras científicas, assim como a geração de emprego de base tecnológica.
Com um limite de 20 vagas por workshop, as inscrições encontram-se disponíveis online até 8 de maio (quinta-feira). A seleção dos participantes será feita numa base first come first served, considerando-se a diversidade dos ciclos de estudos, faculdades, departamentos e/ou unidades de investigação.
O Hands-on Science insere-se no projeto UI.CAP, sendo cofinanciado pelo Compete 2030, Portugal 2030 e União Europeia.