Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Inauguração Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias

Inauguração Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias

EVENTO:

Ficheiro com o nome: QUINTA

  23 de setembro de 2025
  10:30

Fundão > Alcongosta

  Importar iCal

Partilha

Decorre a 23 de setembro (terça-feira) em Alcongosta a inauguração da Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias, a primeira da Rede de Quintas Ciência Viva a abrir portas ao público.

As Quintas Ciência Viva são um conceito original, que alia o ambiente dos centros de ciência à experiência de quintas de produção agrícola. Atualmente, estão em desenvolvimento 24 projetos que transformam produtos nacionais, como a pera-rocha, as camélias, os insetos, as plantas aromáticas ou a cereja do Fundão, em pontos de encontro entre tradição e inovação.

Dedicada à Cereja do Fundão, a Quinta é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal do Fundão, a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior (UBI).

A importância da iniciativa Quintas Ciência Viva vem equacionar a urgente necessidade de reforçar o interesse dos jovens pelas áreas de Agronomia e Ciências Agrárias, como demonstrado pelos resultados do acesso ao Ensino Superior em 2025, onde a maioria das vagas ficou por preencher (DGES, 2025). Num tempo em que a importância da segurança alimentar, das alterações climáticas e da sustentabilidade é fundamental, as Quintas vêm reafirmar a agricultura como uma profissão de futuro.

A Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias abre portas pela primeira vez às 10h30 de 23 de setembro (terça-feira).

Ficheiro com o nome: QUINTA

  •   UBI

Data da última atualização: 2025-09-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.