Decorrem de 15 a 17 de outubro as Jornadas de Investigação em Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI), uma iniciativa que conta com uma vertente de investigação, com conferencistas organizados em três painéis presenciais, e uma vertente cultural, com visitas e roteiros à história de lanifícios da Covilhã.
Este encontro tem como principal objetivo reunir estudantes de doutoramento e investigadores em Design de Moda, promovendo o diálogo entre diferentes perspetivas, metodologias e temas de estudo. Num ponto de convergência entre o Design de Moda e o Têxtil, as jornadas pretendem também aprofundar a identidade do programa doutoral em Design de Moda e refletir sobre o seu enraizamento nos territórios ligados à indústria têxtil.
O programa inclui três painéis presenciais, com a participação de conferencistas convidados de destaque, entre os quais Lara Torres (London College of Fashion), Inês Simões e Nuno Nogueira (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), Giulia Bonali (Polimoda Fashion School, Florença), Bárbara Coutinho (MUDE – Museu do Design) e o designer Dino Alves.
Organizado pela Comissão Científica do curso de doutoramento em Design de Moda, pela iA* - Investigação em Artes e pelo Museu de Lanifícios da UBI (MUSLAN), o evento integra ainda um programa de extensão cultural dedicado à exploração do património industrial têxtil da Beira Interior.
As Jornadas de Investigação em Design de Moda decorrem entre o 15 e o 17 de outubro (quarta a sexta-feira), com atividades programadas Auditório do Museu de Lanifícios, no Anfiteatro da Parada e em diversos espaços da cidade marcados pela indústria têxtil. O programa completo das Jornadas está aberto à comunidade, mas as visitas às fábricas requerem inscrição obrigatória através do formulário de inscrição disponível on-line.
Mais informação:
Programa