Os estudantes do 5.º ano do Mestrado Integrado de Arquitetura da Universidade da Beira Interior (MIA-UBI) promovem uma aula-aberta com exposição dos trabalhos realizados no âmbito da Unidade Curricular (UC) “Arquitetura e Adaptação às Alterações Climáticas”.
Esta UC, pioneira no contexto nacional e internacional, assenta na experiência pedagógica do Post-Master em Humanitarian Architecture, Infrastructure and Incremental Housing for Crisis, realizado na UBI em 2024, que reuniu 28 alunos de várias partes do mundo e consolidou na UBI uma visão inovadora sobre o papel da arquitetura em cenários de crise originados pela exclusão, pobreza, conflitos armados, deslocamentos forçados, injustiça social e ambiental.
Na exposição, que conta com comentários da arquiteta Catarina Fernandes, uma das graduadas neste postmaster internacional da UBI, serão apresentados posters científicos e propostas de intervenção que resultam do trabalho de equipas de estudantes, incidindo sobre alguns dos desafios mais prementes associados às alterações climáticas e aos riscos e impactos associados.
Neste contexto, os trabalhos abordam temáticas como cheias, tempestades, ciclones, incêndios florestais, deslizamentos de terras, sismos, subida do nível médio do mar, desertificação e ondas de calor, explorando estratégias de mitigação de impactos, redução da exposição ao risco e diminuição da vulnerabilidade territorial, urbana, arquitetónica e social. Esta diversidade reflete a importância crescente de integrar a adaptação climática, a resiliência comunitária, a habitação incremental, e a redução do risco de desastres no ensino da arquitetura, do planeamento e desenho urbano.
A sessão contará ainda com um painel de comentários composto por docentes do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) António Albuquerque, Cláudia Beato e Pedro Almeida e A.Nuno Martins, responsável da UC, bem como pela professora Graça Esgalhado, docente do MIA vinculada ao Departamento de Psicologia e Educação da UBI, e pelo professor Ernesto Vilar, docente de Design do Departamento de Artes.
Este momento de partilha e diálogo interdisciplinar visa aprofundar a reflexão sobre práticas pedagógicas emergentes e o contributo da arquitetura para enfrentar desafios globais que exigem respostas informadas, éticas e tecnicamente fundamentadas.
Aberta a toda a comunidade, a mostra está patente na Galeria de Exposições da Faculdade de Engenharia (FE), a partir das 11h00 do dia 16 de dezembro (terça-feira).