Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação (BTI) no âmbito do projeto de I&D “Design and Experimental Testing of a Power Take-off System for the ANACONDA Wave Energy Conversion Device”, da Universidade da Beira Interior, com a referência “PTDC EME-MFE 111763 (2009)”, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), nas seguintes condições:
Área Científica: Engenharia Eletromecânica ou área similar.
Requisitos de admissão: 1) Técnico sem grau académico, com formação adequada ao trabalho na área de Eletromecânica e Informática, e com experiência no apoio à realização de trabalhos de investigação; 2) Perfil para desenvolver trabalho experimental e interdisciplinar; 3) conhecimentos sólidos de Inglês (falado e escrito) e de informática (software e hardware); 4) Conhecimentos e experiência em aquisição de dados e manutenção de equipamento informático e de medida; 5) Domínio de ferramentas computacionais de desenho; 6) Criação de páginas Web. São fatores preferenciais para a seleção: Frequência de cursos de formação e classificações obtidas em disciplinas da área, bem como capacidades demonstradas nas vertentes acima mencionadas, curriculum vitae e experiência adequada aos objetivos do plano de trabalhos.
Plano de trabalhos:
1) Gestão e manutenção do sistema informático do Laboratório.
2) Desenvolvimento e manutenção da página Web do projeto.
3) Apoio à seleção de equipamento de medida.
4) Montagem e operação de sistemas de aquisição de dados,
5) Realização de desenhos técnicos no Solidworks.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Mecânica dos Fluidos e Turbomáquinas da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica do Prof. Doutor António Carlos Mendes.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de sete meses, com início previsto em 1 de janeiro de 2013.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €565,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País
(
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O Pagamento da bolsa será feito com periodicidade mensal, através de transferência bancária.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão feitos com base nos seguintes parâmetros: A - Avaliação curricular, de acordo com os objetivos do projeto; B -Bons
conhecimentos de Informática; C – Fluência na utilização do Solidworks; D - Experiência na operação e manutenção de computadores (hardware e software); E -Capacidade demonstrada para desenvolver e operar sistemas de aquisição de dados. Aos parâmetros de seleção será atribuída a seguinte ponderação: 0,1 x A + 0,2 x B + 0,1 x C + 0,2 x D + 0,4 x E. Os candidatos deverão comparecer a uma entrevista com o responsável do projeto.
Composição do Júri de Seleção: Presidente do Júri: Professor Doutor António Carlos Mendes (UBI); Vogais efetivos: Professor Doutor Luís de Carvalho Gato (IST) e Professor Doutor Abílio Manuel Pereira da Silva (UBI). Vogal suplente: Professor Doutor Hélder Joaquim Diniz Correia (UBI).
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio eletrónico.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10/12/2012 a 21/12/2012.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período de abertura do concurso, das 9:00 às 17:30 horas, no secretariado do Departamento de Engenharia Eletromecânica, na morada a seguir indicada, ou remetidas para o correio eletrónico
acmendes@ubi.pt, em formato pdf, até às 24:00 horas do dia 21/12/2012.
Morada para envio de candidaturas:
Prof. Doutor António Carlos Mendes