A exposição Cores, Plantas e Povos é uma instalação onde convivem a pintura e os vegetais. São utilizados corantes naturais, provenientes essencialmente de plantas, que, por sua vez, também fazem parte da exposição, desafiando o visitante a refletir sobre as conexões entre pintura, natureza e história e a recuperar um vínculo com o passado através da estética. Além dos corantes naturais, são utilizados igualmente pigmentos pretos e castanhos, obtidos a partir de argila local e do carvão resultante do incêndio que deflagrou na serra da Estrela no verão de 2013.
Esta exposição procura criar um espaço de reflexão sobre a história da Covilhã e repensar o passado para projetar o futuro. Tal é possível através de imagens geográficas da zona da Covilhã, imagens botânicas das plantas locais, imagens históricas da indústria, rota das plantas depois da colonização da América, fotografias do incêndio na serra da Estrela em 2013 e de paisagens locais.
Lara Montoya Andrés
Lara Montoya Andrés é uma artista espanhola, com apenas 23 anos, que já realizou diversas exposições em La Rioja, Bilbao, Vitoria e Zarautz. Com formação superior em Belas Artes, trabalha essencialmente com pintura e/ou vídeo de animação. Ao longo do seu percurso, Lara tem vindo a desenvolver uma singular relação entre a arte e a natureza, a qual culmina neste projeto artístico Cores, Plantas e Povos, na Covilhã. Aqui encontramos não só as reminiscências do meio espanhol onde nasceu e cresceu, mas também de outros locais onde Lara criou raízes, como Inglaterra, Alemanha... e, agora mais recentemente, Covilhã, Portugal.