Ao longo do seu percurso académico, a investigadora tem desenvolvido alguns estudos procurando compreender perceções de discriminação e estratégias de diferenciação intergrupal entre crianças pertencentes a diferentes grupos sociais e as estratégias que grupos de imigrantes residentes em Portugal procuram utilizar para conseguir uma posição social mais favorável na sociedade de acolhimento. Nos últimos anos, Joana Alexandre tem procurado articular a psicologia social com a psicologia comunitária (ex., fatores de risco e proteção em comunidades ciganas; parentalidade e cultura), orientando teses de mestrado e de doutoramento nestas áreas. Atualmente desenvolve um trabalho de avaliação e consultoria num projeto de intervenção comunitária na área da Grande Lisboa.
A aula aberta, organizada pelo Departamento de Psicologia e Educação, insere-se no âmbito das unidades curriculares “Métodos de Avaliação em Psicologia Clínica e da Saúde II” e “Psicologia Comunitária” do 2º Ciclo/Mestrado em Psicologia e é de entrada livre.
Fonte: Departamento de Psicologia e Educação e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas