Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BI), no âmbito do projeto com a referência PTDC/AGR-FOR/3090/2012, com o título “GlycoCBMs – Modificação de fibras usando módulos de ligação à celulose recombinantes glicosilados”, co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a decorrer na Universidade da Beira Interior, Covilhã, nas seguintes condições:
Área Científica: Química e áreas afins
1. Requisitos de admissão: Diploma 1º Ciclo (Licenciatura) ou equivalente legal na área da Química ou áreas afins. O candidato deverá possuir forte motivação e experiência no desenvolvimento de trabalho experimental com materiais lenhocelulósicos.
2. Plano de trabalho: As actividades laboratoriais a desenvolver incluem: 1) o estudo do efeito hidrodinâmico da formação de papel na retenção dos CBMs, usando diferentes matérias primas: pasta kraft branqueada de folhosas, pastas kraft crua e branqueada de resinosas, pastas recicladas, pastas não refinadas e refinadas. 2) o estudo do efeito das dosagens dos CBMs sobre a velocidade de drenagem e no teor de sólidos após a formação da folha e a prensagem húmida. 3) o estudo do impacto da dosagem dos CBMs nas propriedades do papel seco, nomeadamente na densidade, permeabilidade ao ar e na suavidade.
3. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos-2013 (Regulamento nº234/2012, de 25 de junho).
4. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior, sob a orientação científica da Profª. Doutora Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa.
5.Duração da (s) bolsa (s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 1 janeiro de 2015.
6. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. Os pagamentos serão efectuados mensalmente por transferência bancária.
7. Métodos de selecção: O processo de selecção envolve duas etapas.
1ª Etapa – O Júri analisará o CV dos candidatos elegíveis e atribuirá uma classificação de 0 a 20 valores baseada nos seguintes critérios:
a) Classificação do grau de licenciado (ponderação 50%)
b) Apreciação do currículo académico, científico, técnico e profissional, e respectiva adequação ao programa de trabalhos (ponderação 50%)
2ª Etapa – Os 3 (três) candidatos com melhor classificação na 1ª Etapa de selecção serão convocados por e-mail para uma entrevista na qual o Júri avaliará o perfil dos candidatos, experiência, conhecimentos e motivação relativamente ao programa de trabalho e contexto do projecto. O Júri atribuirá a cada candidato uma nota entre 0 e 20 valores baseada no respectivo desempenho na entrevista relativamente aos critérios referidos.
A classificação final será calculada através da média entre a classificação da 1ª Etapa e a 2ª Etapa (ambas com ponderação de 50%).
8. Composição do Júri de Selecção: O Júri será composto por Profª. Doutora Ana Paula Nunes de Almeida Alves da Costa (Presidente), Prof. Doutor Rogério Manuel dos Santos Simões (Vogal), Profª. Doutora Maria Emília da Costa Cabral Amaral (Vogal), Profª. Doutora Ana Maria Matos Ramos (Vogal Suplente), Prof. Doutor Álvaro Frederico campos Vaz (Vogal Suplente).
9. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada alfabeticamente afixada em local visível e público do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e‐mail.
10. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra‐se aberto no período de 27 de novembro a 11 de dezembro de 2014.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por correio eletrónico, devendo conter a carta de candidatura, o Curriculum Vitae detalhado do candidato e cópia do Certificado de Habilitações para: anacosta@ubi.pt.
Caso os candidatos pretendam esclarecer dúvidas deverão utilizar o mesmo endereço de e-mail.