Oferecendo à comunidade universitária um espaço comum de intercâmbio de conhecimento e cooperação através de formação, cultura, investigação e parcerias com empresas, contribuindo de esta forma para o desenvolvimento sustentável da sociedade, a maior rede de universidades do mundo tem vindo a consolidar o seu papel no espaço ibero-americano.
Encontrar vias alternativas que permitam aos licenciados conseguir um primeiro emprego de qualidade e que os permita iniciar de forma estruturada a sua carreira profissional, faz parte da estratégia da Rede Universia. Graças aos portais de emprego criados em cada um dos países da rede (em Portugal:
www.emprego.universia.pt), à coordenação com os serviços de emprego das universidades parceiras da rede e aos acordos com empresas multinacionais, a rede Universia captou, só em 2009, 176.985 empregos para os licenciados ibero-americanos, incluindo os licenciados portugueses.
Outro dos propósitos é o do estreitar os laços de cooperação entre os países ibero-americanos unidos pela rede, e o de permitir ainda que o intercâmbio entre a oferta e a procura tenha maior qualidade. Não é de estranhar, por isso, que em 2009 tenham sido assinados convénios com todos os países ibero-americanos que inicialmente não faziam parte da rede.
Para o Administrador do Universia, Jaume Pagès a razão é uma, “conseguir que o Universia se converta na única rede de língua espanhola e portuguesa que acompanha as universidades proporcionando serviços dentro e fora da Internet”. Para este alto responsável “não deixa de ser motivo de orgulho no Universia, termos apostado no primeiro emprego como um dos nossos eixos estratégicos.” E vai mais longe, afirmando que “neste momento, todas as organizações que possam criar mecanismos para facilitar emprego para licenciados devem fazer um esforço para os pôr em prática”.
Ciente de que o jovem estudante procura maioritariamente nos conteúdos do Universia, informação sobre bolsas, cursos, emprego e universidades, há acções estratégicas da rede que serão recorrentes em 2010. O Universia TV - publicações audiovisuais com conteúdo académico -, e a Biblioteca de Recursos, uma secção do Universia que actualmente conta com mais de 10 milhões de referências, são disso mesmo um exemplo. Outros exemplos são as Revistas Académicas que o Universia edita, entre o
Universia Business Review,
Globalização, Competitividade e Governabilidade,
Universia Knowledge@Wharton,
Revista de História ibero-americana, bem como a grande variedade de blogues Universia, nos quais a participação dos utilizadores é factor chave.