3. Centro de Óptica realiza mini curso "Introdução à Microscopia Eletrónica de Varrimento (SEM) e de Transmissão (TEM)"

Inscrições abertas até 16 de outubro, para o curso que decorre nos dias 23 e 24 do mesmo mês.

De 23 a 24 de outubro de 2017

Enquadramento:

A microscopia eletrónica de varrimento e de transmissão é uma ferramenta poderosa e fundamental para o estudo e caracterização de materiais, é uma técnica muito abrangente e importante em várias áreas da ciência, como a química, física, biologia e engenharias em geral sendo fundamental para a nanociência e a nanotecnologia, pois permite ao utilizador ver as partes mais ínfimas do nosso mundo.

Objetivos:

O Centro de Óptica da Universidade da Beira Interior pretende, com esta ação de formação, divulgar as potencialidades da microscopia eletrónica e proporcionar formação dos atuais e futuros utilizadores das instalações do Laboratório de Microscopia Eletrónica do Centro de Óptica, abordando todas as etapas de preparação de amostras.

Formadora:

Doutora Ana Paula de Ascensão Rosa Gomes.

Destinatários:

Alunos de 2º e 3º ciclos das áreas de engenharia, ciências exatas e ciências da saúde.

Programa:

Módulo teórico SEM, conceitos básicos de microscopia eletrónica e preparação de amostras – 1.5 horas

Módulo teórico TEM, princípios de funcionamento e preparação de amostras – 1.5 horas

Módulo prático SEM, componente prática formada pela utilização do equipamento, método de preparação de amostras e interpretação de resultados – 5 horas

Módulo prático TEM, componente prática formada pela utilização do equipamento, método de preparação de amostras incluindo cortes finos, contraste negativo e interpretação de resultados – 4 horas

Duração: 12 horas.

Local de funcionamento: Laboratório de Microscopia Eletrónica do Centro de Óptica, na Faculdade de Ciências da Saúde.

Horário: 09.30h às 12.30h e das 14.00h às 17.00h

Preço: 20€

Data limite de inscrições: 16 de outubro de 2017.

Inscrição: http://wordpress.ubi.pt/cfiute/introducao-a-microscopia-eletronica-de-varrimento-sem-e-de-transmissao-tem/

Próximos eventos ver todos

abr 17

Polo I > Auditório da Biblioteca