3. Workshop “Plágio no Ensino Superior”

Workshop “Plágio no Ensino Superior”

Sessão dinamizada por Madalena Ramos (CIES-IUL, ISCTE-IUL) e César Morais (CICS.NOVA, FCSH-UNL), no Anfiteatro 7.20, a partir das 14h30.

25 de fevereiro de 2019

Esta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, a partir das 14h30, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI (Anfiteatro 7.20), terá lugar o Workshop “Plágio no Ensino Superior: o que é? porque e como não cometer?” dinamizado por Madalena Ramos (CIES-IUL, ISCTE-IUL) e César Morais (CICS.NOVA, FCSH-UNL) e promovido pela Associação Portuguesa de Sociologia (APS) em parceria com o Departamento de Sociologia da UBI.

Este Workshop surge na sequência do desafio lançado pela direção da APS aos Departamentos de Sociologia: o de se associarem a uma campanha para a prevenção da fraude académica e promoção da integridade no ensino superior português. Esta campanha passa pela realização de um Workshop, destinado a estudantes dos vários ciclos de ensino (aberto à participação de docentes) e tem como principal objetivo a prevenção da prática do plágio.

Na agenda do Workshop constam: a contextualização do plágio no universo das fraudes académicas; a análise do enquadramento institucional da fraude académica; a identificação dos elementos que caracterizam o que é o plágio; as práticas mais eficazes para evitar o plágio; a realização de exercício(s) prático(s) com os estudantes; e o debate aberto aos participantes em torno da fraude e integridade em contexto académico.

O Workshop do dia 25, embora de entrada livre, dirige-se em especial aos estudantes da licenciatura em Sociologia, mestrados em Sociologia: Exclusões e Políticas Sociais, Relações Internacionaios e Empreendedorismo e Inovação Social, e doutoramento em Sociologia.

Data da última atualização: 2019-02-18