António Pinto Pires, historiador covilhanense, profere, dia 3 de junho (segunda-feira), às 9h00, na Sala 7.14 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (UBI), a Aula-Aberta “A Covilhã Industrial: Memórias da Rua Mateus Fernandes”.
Inserida no âmbito da unidade curricular “Sociologia das Cidades”, do 1.º Ciclo/Licenciatura em Sociologia da UBI, a Aula-Aberta pretende resgatar “pedaços” da memória urbana da Covilhã através das vivências da Rua Mateus Fernandes, no contexto da cidade industrial.
Historicamente a cidade da Covilhã constituiu-se como cidade-fábrica em osmose com a indústria dos lanifícios, que desde tempos recuados moldaram o tempo e o espaço local. A cidade afirmou-se com uma atividade industrial expressiva, modelando um habitat cujas memórias relacionadas com o trabalho da lã se perpetuam num imaginário e numa antroponímia diversificada.
Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
