O Município do Fundão assinala o Dia Internacional das Migrações, a 18 de dezembro (quarta-feira), às 19h00, no Seminário do Fundão.
A sessão começa com o Lançamento do Livro “Laura e Shayma”, com autoria de Liliana Domingues Reis Ferreira e ilustrações de Madalena Sena (ambas da Universidade da Beira Interior) que aborda as dificuldades dos refugiados na sua “viagem”.
Segue-se às 19h20, a atuação do grupo Ritmos D’Alma, da Associação Bairro do Cansado, em Castelo Branco.
A partir das 19h30, tem lugar uma Ceia partilhada – Mix&Eat, onde cada convidado deverá participar com uma doçaria ou produto típico da região de onde provém, contribuindo para uma ceia do mundo partilhada.
O programa continua com o Fórum das Migrações - “Substantivo Feminino” (20h30), em parceria com o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), da Covilhã, e que terá como moderadora Maria Johanna Schouten (UBI).
O Dia Internacional das Migrações é celebrado a 18 de dezembro e a data foi proclamada, no ano de 2000, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
No dia 18 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias, um acontecimento importante para todos aqueles que se movem voluntariamente em busca de melhores oportunidades economias e de diferentes estilos de vida, quer para aqueles que são obrigados a deslocar-se devido aos conflitos, violência, catástrofes, alterações climáticas e necessidades económicas.

