3. Lançamento do livro “Sempiterno” de Raquel Loio

Lançamento do livro “Sempiterno” de Raquel Loio

A estudante de Doutoramento da UBI apresenta a publicação no Auditório da Biblioteca Central, depois da 15h00.

13 de janeiro de 2020

Raquel Loio, estudante de Doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI), apresenta no Auditório da Biblioteca Central o livro “Sempiterno”, no dia 13 de janeiro (segunda-feira).

O docente da UBI e Diretor da Biblioteca, António Bento, e o Presidente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, José Rosa, participam na sessão que tem início às 15h00.

Raquel Loio é licenciada em Enfermagem e tem um Mestrado em Antropologia Médica.

Atualmente desenvolve um projeto de investigação intitulado “Sonho e Tempo: Aproximações à relação entre atenção vigilante e sonho lúcido na fenomenologia do sonho de Zambrano”.

Sinopse
O livro “Sempiterno”, de Raquel Loio, está associado à ideia de uma iniciação que visa a compreensão integral da própria existência. E, dada a complexidade desta questão, em vez de ser oferecida uma solução, é apresentada uma reação da consciência, que se atém à questão sobre quem é, no seu todo.

Assim, são considerados os momentos da vigília, isto é, do estado acordado, com atenção de nível elevado ou de nível baixo, e os sonhos, mais ou menos vívidos, durante o sono. Logo, esta história assume tanto um caráter reflexivo, por vezes crítico, como um caráter simbólico, fantasioso e, por vezes, delirante.

A consciência retratada, sem negar a sua confusão e mistério, encontra-se em estado de crise, talvez a comummente chamada crise existencial. No entanto, a partir deste estado, pode encontrar tranquilidade. Pois, naqueles momentos em que o pensamento compreende ser, ele próprio, o limite para abordar algo que o transcende, silencia-se de uma forma natural. E, ao ser mantida a atenção com um verdadeiro silêncio interior, e toda a vivacidade da mente, é como se se alcançasse um novo estado capaz de maravilhamento com o mundo, capaz de compreender o novo, um estado criativo. Neste caso, seria realizada uma iniciação e alcançada, em simultâneo, a finalidade da compreensão.

Neste sentido, o livro recorre a uma narrativa dinâmica, numa perspetiva de primeira pessoa, com referência a vários símbolos, intuitivamente compreendidos, visto que fazem parte da humanidade.

Data da última atualização: 2020-01-13