Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Bar da Biblioteca passa a fornecer refeições sociais ao fim-de-semana

Bar da Biblioteca passa a fornecer refeições sociais ao fim-de-semana

  • NOTÍCIA
  •   20 de março de 2014  

A medida entra em vigor já no próximo sábado e complementa a oferta alimentar para os alunos da UBI, que não tinham qualquer alternativa durante esses dois dias. Uma decisão que, para os responsáveis, pretende dar melhores condições ao alunos.

Ficheiro com o nome: biblioteca_comida

 

O bar da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI) começa a servir refeições sociais ao fim-de-semana, já a partir do próximo sábado, dia 22. A medida vem colmatar uma lacuna que existia desde 2009, altura em que deixou de existir qualquer opção desde género ao sábado e domingo. Insere-se ainda na política da instituição de criar melhores condições aos estudantes.

“As restantes cantinas estão abertas de segunda a sexta-feira, servindo pequeno-almoço, almoço e jantar. E realmente aos sábados e domingos não havia uma oferta social disponível”, lembra Vítor Mota. O administrador da UBI acrescenta que, desta forma, “colmata-se uma falha e dá-se corpo à ideia da Reitoria, que vai no sentido de criar condições para fixar dos estudantes e melhorar o seu desempenho”.

O custo da refeição para os alunos será de 2,70 euros, mediante apresentação de identificação, não sendo necessário marcação ou aquisição antecipada de senhas. A decisão destina-se a todos os estudantes, mas Vítor Mota, sublinha a importância da mesma lembrando que se trata de algo “fundamental para os alunos deslocados, sejam eles estrangeiros ou os alunos das ilhas”, entre outros.

O Bar da Biblioteca Central está concessionado a um privado e fornece refeições ao almoço e jantar há cerca de dois meses. O espaço tem sido bastante frequentado, oferecendo uma alternativa à cantina mais próxima, situada na Faculdade de Engenharia.

Biblioteca com horário alargado

Para o administrador da UBI, esta medida também está relacionada com ideia do reitor de fomentar a fixação de estudantes e incentivar a sua permanência nos espaços da Universidade, nomeadamente na Biblioteca, que vai também estar aberta ao fim-de-semana.

Vítor Mota elogia também este alargamento de horário: “As bibliotecas fizeram-se para ajudar os alunos a melhorar o seu conhecimento. É lá que estão os grandes recursos, para além das aulas, e é lá que queremos que os alunos aprendam, mas convivam”. Um comportamento que se consegue também “com uma boa oferta” ao nível da restauração e bares. “É uma forma de chamar as pessoas lá e é isso que está a acontecer”, conclui o responsável.

Esta medida implica um investimento classificado de “compensatório”. “Não pode ser visto só na óptica económica e financeira. É um investimento social”, defende Vítor Mota, que vê a opção como um olhar para o futuro: “É uma aposta de médio e longo prazo. Esta Universidade olha para o futuro e tomaremos as medidas que vão ter reflexo muito positivo no amanhã”.

fonte: jornal online urbi@orbi

  •   UBI
Data da última atualização: 2014-03-20
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.