Uma abordagem inovadora aos cuidados de saúde, assente em novas tecnologias, é o principal objetivo do novo curso com a duração de dois anos. “Com a população europeia cada vez mais envelhecida, os cuidados de saúde assumem um papel importantíssimo na sociedade atual e futura, os quais deverão ser otimizados, quer em custos, quer em tempo e melhoria dos cuidados prestados. Isto só será possível se os profissionais que já trabalham nestas áreas recorrerem e desenvolverem tecnologia aplicada à área em questão” sublinha Miguel Castelo-Branco, docente da Faculdade de Ciências da Saúde e membro do steering committee do novo mestrado.
Destinado a licenciados nas áreas da saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de reabilitação) e tecnologia, o Mestrado tem como parceiras duas universidades finlandesas e três holandesas.
Os responsáveis das várias universidades estão reunidos desde segunda-feira na Covilhã para prepararem os conteúdos do ciclo de estudos e lançar o Mestrado Europeu em Saúde e Bem-Estar, em Setembro do próximo ano.
A reunião termina quinta-feira, 06 de Novembro, com a realização da I Mostra de Tecnologias Inovadoras produzidas na Universidade da Beira Interior, que terá lugar durante a tarde, na Faculdade de Ciências da Saúde. O mestrado será apresentado às 17h00.
O principal objetivo desta mostra é congregar trabalhos e conhecimentos que estejam a ser desenvolvidos por investigadores da UBI ou por empresas da região, no domínio das tecnologias associadas ou relacionadas com aquelas áreas, de forma a fazer um ponto da situação no que respeita à capacidade instalada na Cova da Beira nesta matéria e, simultaneamente, divulgar resultados de projetos de investigação, com vista a identificar parceiros interessados em explorá-los e a convertê-los em produtos comerciais.
Paralelamente à mostra haverá um espaço de apresentação dos projetos por parte dos investigadores.
Mais informação aqui.