3. Aluno de Engenharia Aeronáutica vence Cranfield Aerospace Experience

Aluno de Engenharia Aeronáutica vence Cranfield Aerospace Experience

•   23 de julho de 2015

Após três tentativas menos bem-sucedidas, o aluno Filipe André Vales Chaves, do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, venceu o concurso Aerospace Experience da prestigiada Universidade de Cranfield.

Ficheiro com o nome: aero-inline-blue

Este concurso é patrocinado pela Royal Aeronautical Society (RAeS) e pela British Airways (BA). O concurso, que acontece anualmente, está aberto a todos os alunos do Ensino Superior do Reino Unido e da União Europeia e está dividido em duas fases.

Numa primeira fase, os candidatos têm de responder a um questionário online de escolha múltipla com perguntas sobre tópicos relacionados com cultura geral do mundo da aviação e também algumas questões sobre a própria Universidade de Cranfield e a British Airways. Os concorrentes selecionados neste questionário seguem para a segunda fase, onde lhes é proposto um novo desafio.

Este ano, na segunda fase, os concorrentes tinham de propor um conceito de um avião de passageiros que reunisse características que permitam reduzir o nível de ruído, as emissões e o consumo relativamente à geração de aeronaves atualmente existentes. Para tal, era exigido que, numa página de uma folha A4, fosse realizado um esboço da aeronave onde estivessem explicitamente identificadas as características diferenciadoras e no verso da mesma folha que fossem descritos o conceito e as tecnologias empregues, recorrendo no máximo a 100 palavras. Para esta segunda fase o aluno contou com a ajuda do docente Pedro Vieira Gamboa, antigo aluno do Mestrado em Projeto de Veículos Aeroespaciais da Universidade de Cranfield e atualmente docente do Departamento de Ciências Aerospaciais da UBI.

Como vencedor, o aluno terá a oportunidade de realizar uma série de atividades no âmbito da Cranfield Aerospace Experience. A ele juntar-se-ão os outros três alunos selecionados de toda a Europa. No primeiro dia os vencedores irão descolar, voar e aterrar num simulador de voo do Boeing 747-400, um dos utilizados pelos pilotos da companhia BA e avaliados em vários milhões de euros. Depois visitarão as instalações de treino das tripulações onde irão experimentar uma evacuação de uma cabina cheia de fumo de um Boeing 737 e ainda atirar-se dos escorregas de evacuação de um Airbus A320. No segundo dia da experiência, na Universidade de Cranfield, irão voar no avião laboratório Jetstream 31 e, em seguida, ter oportunidade de pilotar e realizar manobras acrobáticas num Slingsby Firefly, ambos pertencentes à instituição.

Mais informação http://aeroexperience.co.uk/

Data da última atualização: 2015-07-23