A dissertação intitulada “Nova metodologia multiobjectivo de apoio à decisão para problemas de reconfiguração de sistemas de distribuição de energia elétrica”, foi uma das três premiadas em quase trinta dissertações previamente selecionadas dos diferentes ramos da Engenharia, Economia, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação e Computação, entre estudantes de todo o país, com aplicação direta na área da Energia.
Uma primeira short-list de entre dezenas de concorrentes deu origem a 26 dissertações selecionadas pelo júri, depois numa segunda fase ficaram 8, e no fim apenas 3 foram premiadas, as três melhores, uma das quais a do Sérgio Santos. O elevado grau de inovação, a qualidade e a relevância prática da dissertação apresentada pelo Sérgio Santos foram destacados pelo presidente do júri do Prémio REN, o Professor Catedrático da FEUP, João Peças Lopes, prova da excelência na área da energia que a UBI alcançou, não só no panorama nacional, mas também a nível internacional.
Foi a primeira vez na história da UBI que um dos três prémios REN foi outorgado a um estudante desta instituição, o que é de salientar.