Orientada por Alois Jungbauer, considerado a pessoa mais influente do mundo em Bioprocessos pela Terrapinn, a antiga aluna da UBI desenvolve o projeto "Partitioning of virus-like particles and protein superstructures in charged hydrogels”, que consiste em estudos de mecanismos de adsorção em processos de purificação de biomoléculas usadas em vacinas.
Tudo começou com a entrada no mestrado integrado de Ciências Farmacêuticas, em 2007, que abandonou para ingressar em biotecnologia, área esta que lhe interessava cada vez mais, sobretudo a investigação. Em 2009 foi convidada para integrar o grupo de investigação da docente Cristina Cabral, onde permaneceu durante seis anos e usufruiu de três bolsas de investigação. “Tive a oportunidade de participar em inúmeros congressos nacionais e internacionais, publicar artigos em revistas científicas e criar uma rede de contactos no mundo da Biotecnologia, enriquecendo amplamente o meu currículo, experiência que agradeço à professora Cristina Cabral” sublinha Patrícia.
Em 2017, Patrícia Aguilar irá para a Universidade de Virgínia nos Estados Unidos, onde realizará parte do projeto, integrada na equipa de outro investigador de renome internacional, Giorgio Carta. A docente da UBI Cristina Cabral também fará parte do projeto, uma vez que foi convidada a integrar o "Advisory Team" sendo considerada investigadora de renome na área de microcalorimetria, e à qual se juntam Alois Jungbauer, orientador do projeto e Reingard Grabherr, membro adicional do BioTop.