Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Investigadora do CICS-UBI ganha bolsa da Sociedade Portuguesa de AVC

Investigadora do CICS-UBI ganha bolsa da Sociedade Portuguesa de AVC

  • NOTÍCIA
  •   10 de fevereiro de 2016  

Raquel Ferreira, investigadora do CICS – Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI, ganhou uma bolsa da SPAVC – Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral. Este financiamento será investido no modelo animal do AVC depois de ter sido amplamente testado in vitro, resultados que serão publicados em março numa publicação de grande impacto na comunidade científica.

Ficheiro com o nome: raquel_ferreira

 

A investigadora propõe uma nova terapia para doentes de AVC (acidente vascular cerebral), mais segura e com menos efeitos secundários, utilizando pequenas partículas para reforçar os vasos do cérebro e reparar os neurónios afetados, trabalho anteriormente distinguido com um prémio para jovens cientistas.

“Com este novo passo da investigação in vivo queremos confirmar o potencial terapêutico da nossa formulação, que consiste em partículas que contêm ácido retinóico capsulado e que têm demonstrado grande eficácia na proteção de danos induzidos aos vasos sanguíneos”, explica a investigadora.

Para Raquel Ferreira esta bolsa vem viabilizar um dos mais importantes passos na viabilização da nova terapia. A investigadora salienta que “se conseguir observar uma recuperação funcional no animal está dado o primeiro passo para a implementação de uma terapia no doente”.

Em colaboração permanente com o Serviço de AVC do Centro Hospitalar da Cova da Beira, Raquel Ferreira salienta a disponibilidade do hospital que tem sido decisiva no sucesso do seu trabalho enquanto investigadora. 

Raquel Ferreira venceu anteriormente o prémio L’Oreal, pelo seu trabalho na área dos AVCs, destinado às mulheres na ciência que pretende reconhecer e incentivar o trabalho das mais promissoras jovens cientistas que desenvolvam a sua pesquisa em instituições portuguesas com projetos originais no âmbito das ciências da saúde e do ambiente.

Data da última atualização: 2016-02-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.