3. UBI reforça apoios sociais aos estudantes

UBI reforça apoios sociais aos estudantes

•   28 de julho de 2016

A Universidade da Beira Interior vai passar a ter dois pratos ao preço da refeição social nas cantinas. No próximo ano letivo também não vai subir o preço do alojamento nas residências e será reforçado o Fundo de Ação Social.

Ficheiro com o nome: sasubi

A refeição para os estudantes nas cantinas da Universidade da Beira Interior (UBI) não vai ultrapassar os 2,45 € no próximo ano letivo. Nos anos anteriores existiam duas opções, o prato social (2,45€) e o prato alternativo (2,70€), situação que vai ser alterada. Os estudantes vão poder escolher de entre duas opções – uma de carne e outra de peixe –, mas pelo preço do mais baixo. Esse será o custo da refeição completa, que é composta por sopa, prato, salada, pão, fruta ou sobremesa e água ou sumo. O prato vegetariano terá o mesmo custo das outras opções, que podem ainda beneficiar de um desconto de 10 por cento, se o pagamento for feito com o cartão da UBI.

As alterações foram decididas na última reunião do Conselho de Ação Social (CAS) e vão ser aplicadas nas quatro cantinas dos Serviços de Ação Social (SASUBI), que servem a totalidade dos espaços letivos e de alojamento da UBI: Cantina de Santo António (junto às Residências Universitárias de Santo António); Cantina da Faculdade de Engenharia (nas proximidades das faculdades de Artes e Letras, Ciências e da Biblioteca Central); Cantina da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (que está também nas imediações da Residência Pedro Álvares Cabral); e Cantina da Faculdade de Ciências da Saúde.

Na mesma reunião do CAS foi ainda decidido manter os preços de alojamento nas Residências para os estudantes, medida que vai beneficiar uma larga fatia de alunos deslocados, que representam cerca de 80 por cento do total. A Universidade dispõe de 808 camas distribuídas por sete residências, seis delas localizadas na zona de Santo António e outra na zona alta da cidade, que tiveram uma ocupação de cerca de 95 por cento, no último ano letivo.

Ainda no âmbito dos apoios, a UBI vai reforçar o Fundo de Ação Social (FAS), programa que tem tido uma adesão crescente, tendo 2015/2016 sido o período de tempo com maior participação. No âmbito desta iniciativa, os alunos de 1.º Ciclo (licenciatura e mestrado integrado) e 2.º Ciclo (mestrado), cujas dificuldades financeiras coloquem em risco a continuidade na universidade, podem receber um apoio até ao máximo de 1.037,20 euros, em troca da realização de algumas tarefas em serviços e/ou unidades da UBI. São elegíveis os estudantes que tenham aproveitamento escolar, apresentem uma situação de comprovada carência económica e tenham idade inferior ou igual a 35 anos.

•   UBI
Data da última atualização: 2016-07-28