Uma aluna de mestrado da Universidade da Beira Interior (UBI) testou a eficácia de um novo sistema de avaliação do pavimento das pistas dos aeroportos de Cabo Verde, que se provou ser melhor que outros métodos utilizados nas estruturas aeroportuárias daquele país. Debora Lima sugere o recurso a um veículo onde é instalado um protótipo que recolhe dados através do varrimento laser, captação e registo de imagem e sistemas de georreferenciação (GPS).
De acordo com as conclusões do estudo submetido a provas no final de outubro, este método permite fazer a avaliação do estado do pavimento em toda a sua superfície, de forma contínua e com maior rapidez. Assim, a atualização da informação pode ser feita com períodos de tempo mais curtos, com os dados recolhidos a facilitar o trabalho das empresas de reparação e manutenção dos pavimentos que compõem o Sistema de Aviação Civil de Cabo Verde.
A dissertação do Mestrado em Engenharia Civil: Geotecnia e Ambiente teve como título “Sistema de Gestão de Pavimentos Aeroportuários para Cabo Verde” e foi classificada com 19 valores. Débora Lima foi orientada por Bertha Santos e teve coorientação de Pedro Almeida, também docente da UBI.
A dissertação apoiou-se em dados recolhidos em Cabo Verde, entre maio e junho deste ano. Nessa altura, uma equipa do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) esteve no país africano a analisar estruturas de dois aeroportos internacionais: Amílcar Cabral (situado na Ilha do Sal), e Aristides Pereira (na Ilha da Boa Vista).
Os elementos da UBI – Débora Lima e os docentes que orientaram a dissertação – fizeram o levantamento tradicional (a pé) e com o veículo, para estudar as degradações superficiais de pavimentos aeroportuários flexíveis para determinação do Pavement Condition Index (PCI), que traduz o estado de conservação dos pisos.