A Mesa Anatómica da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) está a reforçar a componente inovadora no ensino da Medicina que é feito na instituição. Este equipamento, desenvolvido na Suécia, faz parte do modelo pedagógico inovador praticado na academia e que foi mesmo destacado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na visita que fez à FCS-UBI a 5 de dezembro.
A mesa anatómica constituiu-se como uma mais-valia no ensino da anatomia e da imagiologia, sendo utilizada por vários cursos da FCS e da UBI. A importância deste equipamento levou à criação de uma equipa, com a coordenação do docente Eduardo Cavaco, que está a desenvolver várias linhas de trabalho, desde a elaboração de protocolos, inclusão nos currículos das unidades curriculares, bem como a sua aplicação na investigação em educação médica.
A Mesa Anatómica é o resultado da combinação entre tecnologia médica e ciência computacional avançada. Trata-se de uma inovadora ferramenta educacional de visualização anatómica 3D de imagens reais construídas a partir de Tomografia Computorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM).
O monitor multitouch permite criar um ambiente formativo propício à discussão entre equipas de saúde, assim como a oportunidade de aplicação de novos métodos de colaboração entre médicos. A interação com a mesa é bastante intuitiva, incorporando várias ferramentas para explorar volumes de imagens e diferentes técnicas de visualização.
Por outro lado, a mesa anatómica é uma alternativa, ou complemento, à utilização de cadáveres para o estudo de estruturas, tecidos, órgãos e sistemas. Ao mesmo tempo reduz a necessidade de procedimentos invasivos para diagnosticar patologias e realização autópsias forenses. Além de se poder recorrer a vários ângulos de visão, planos de corte e ferramentas de manipulação das imagens, é sempre possível revisitar estruturas de interesse.
Desta forma os estudantes têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre anatomia, funções e processos do corpo humano.