3. Aluno de Doutoramento em Aeronáutica a um passo de estagiar na NASA

Aluno de Doutoramento em Aeronáutica a um passo de estagiar na NASA

•   17 de fevereiro de 2017

O estudante da UBI Eduardo Antunes ficou em primeiro lugar no concurso da FCT que financia estágios na agência espacial dos Estados Unidos.

Ficheiro com o nome: 20170217Estagios_FCT_NASA

Eduardo Antunes, aluno de doutoramento em Engenharia Aeronáutica na Universidade da Beira Interior (UBI), ficou classificado em primeiro lugar no concurso nacional que vai financiar estágios na NASA. Ao programa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) intitulado Bolsas de Investigação para Estágios na NASA concorreram 25 candidatos, tendo sido selecionados seis, cujos nomes vão agora ser propostos à agência espacial norte-americana. A decisão final quanto à escolha de quem ocupará as vagas caberá sempre, e em última instância, à NASA.

Eduardo Antunes, que também é licenciado e mestre em Engenharia Aeronáutica pela UBI, é o melhor classificado da lista de escolhidos e está, assim, a um passo de estagiar numa das mais prestigiadas instituições mundiais. Ficará integrado durante seis meses, a partir de junho deste ano, no NASA - Ames Research Center, em Silicon Valley, na Califórnia, uma estrutura onde encontrará condições de investigação de ponta.

Investigador da unidade de I&D sediada na UBI AeroG - AeroG-Aeronautics and Astronautics Research Center, associada do LAETA – Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica, Eduardo Antunes está a estudar, no curso de Doutoramento, aproximações numéricas para modelação de injeção de combustível em condições transcríticas e supercríticas. Tem orientação dos docentes da UBI Jorge Barata e André Silva.

O estágio de curta duração na NASA de que poderá beneficiar surge ao abrigo de um protocolo celebrado, em março de 2016, entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a FCT e a NASA. O objetivo do programa é proporcionar estágios a estudantes portugueses, com currículo (habilitações) e trabalho académico com especial enfoque na área espacial, oriundos das áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática.

Data da última atualização: 2017-02-17