3. Filme de ex-aluno da UBI premiado no XV DOCLisboa

Filme de ex-aluno da UBI premiado no XV DOCLisboa

•   31 de outubro de 2017

Flávio Ferreira ganhou a categoria Verdes Anos do Festival Internacional de Cinema, um dos mais importantes certames nacionais da “Sétima Arte”.

Ficheiro com o nome: doclx-1

O licenciado e mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI), Flávio Ferreira, venceu o prémio de Melhor filme, na secção “Verdes Anos”, da 15ª edição do Festival DOCLisboa 2017. Com o título “Norley and Norlen”, o trabalho competiu com outros 21 filmes aceites para esta categoria.

O filme com a duração de oito minutos foi realizado no âmbito de um workshop em Cuba sob orientação de Werner Herzog e tem participantes de três países: Portugal, Cuba e Espanha.

Com a conquista do Prémio FAMU para Melhor Filme dos Verdes Anos, o ex-aluno da UBI vai beneficiar de uma bolsa para um curso individual, do qual sairá a realização de uma curta-metragem, a ter lugar na Escola de Cinema FAMU, situada na capital da República Checa, Praga.

Flávio Ferreira, que concluiu o mestrado na UBI há poucas semanas, já tinha conquistado outro prémio de relevo, em setembro de 2016, com o filme “Pele de Cordeiro”, curta-metragem produzida no âmbito de uma unidade curricular do curso de 2.º Ciclo. Tratou-se da primeira edição da bolsa criada pela EDP em homenagem a Manoel de Oliveira e que valeu a atribuição do montante de 50 mil euros, destinado a aprofundar a formação na área do cinema.

A 15ª edição do Festival DOCLisboa 2017 decorreu entre os dias 19 e 29 de outubro e exibiu filmes de 17 países "numa seleção que se caracteriza pela diversidade temática, estética e formal, numa amostra daquilo que é o pulsar do cinema mais atual produzido em todo o mundo”, segundo a organização. O festival decorreu em vários locais: Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca e Cinema Ideal.

Ficha "Norley y Norlen"
XVII Doclisboa