3. Doutoranda em Ciências do Desporto recebe Galardão Mulheres Notáveis 2018

Doutoranda em Ciências do Desporto recebe Galardão Mulheres Notáveis 2018

•   13 de março de 2018

O prémio referente à área do Desporto foi entregue a Catarina Melo Rondão.

Ficheiro com o nome: CatarinaRondao

Catarina Melo Rondão, estudante do 3.º Ciclo/Doutoramento em Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior, foi reconhecida com o Galardão Mulheres Notáveis 2018 – Área do Desporto, no passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã. A distinção foi promovida pelo Plano Intermunicipal para a Igualdade de Belmonte, Covilhã e Fundão, pelos respetivos municípios e pela CooLabora - CRL.

Catarina Rondão nasceu em 1983 e vive no Carvalhal, concelho do Fundão. É licenciada em Ensino Básico - variante Educação Física e mestre na mesma área com o trabalho intitulado “Níveis de aptidão física, saúde e obesidade infantil”. Atualmente encontra-se a desenvolver a sua Tese em Ciências do Desporto no âmbito do projeto MEMO_MOVE – Programa de Exercício Físico com Componente de Estimulação Cognitiva em Pacientes com Défice Cognitivo Ligeiro.

É professora de educação física nas AECs do Agrupamento de Escolas do Fundão e de natação e hidroginástica na piscina municipal. Em simultâneo é selecionadora distrital de futsal feminino sub 17/18 na Associação de Futebol de Castelo Branco. Entre outras colaborações treina a equipa sénior feminina de futsal do Grupo Desportivo de Valverde e a equipa de benjamins da Associação Desportiva da Estação. Tem-se destacado no panorama desportivo desde o início da adolescência. Em 1995, com apenas 12 anos, foi apurada para a prova Atleta Completo Nacional. No mesmo ano foi apurada para a prova Olímpico Jovem Nacional, feito que viria a repetir muitas outras vezes. O seu percurso desportivo está repleto de prémios e reconhecimentos. Em 2005 foi nomeada treinadora do ano pelo Instituto do Desporto de Portugal na modalidade Futsal. Recebeu o prémio Tribuna Desportiva, pela equipa júnior de futsal feminino do Grupo de Convívio e Amizade das Donas.

Na época 2016/2017 foi nomeada treinadora do ano na Gala de futebol da Associação de Futebol de Castelo Branco. Na época anterior tinha sido distinguida como dirigente do ano. Preside ao Grupo Desportivo de Valverde desde 2013.

Foto: Coolabora
Fonte: Departamento de Ciências do Desporto.

Data da última atualização: 2018-03-13