Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Doutoramento em Sociologia recebe acreditação máxima de seis anos

Doutoramento em Sociologia recebe acreditação máxima de seis anos

  30 de julho de 2018  

Img:

A decisão reconhece o desempenho do Departamento de Sociologia da UBI, que dispõe de formação de qualidade nos três níveis de ensino: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

O Doutoramento em Sociologia foi acreditado pelo período máximo de seis anos pela A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A decisão dá continuidade a um curso que funciona na Universidade da Beira Interior (UBI) há 25 anos.

Esta acreditação da entidade que avalia os cursos superiores em Portugal, “confirma o bom desempenho do Departamento de Sociologia em prol do ensino e da Sociologia”, considera José Carlos Venâncio. O diretor deste 3.º Ciclo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, salienta que, desta forma, “é mantido o ensino da Sociologia nos três ciclos: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento”.

É também garantida a “continuidade da investigação em Sociologia, abordando temas referentes aos espaços nacional e regional, bem como de temas que se referem a outros territórios da lusofonia, em África e no Brasil”, destaca o responsável pelo curso, revelando que a “procura por este Doutoramento da UBI tem precisamente aumentado nessas regiões”.

Criado em 1993, o Doutoramento em Sociologia foi alvo de uma revisão ao nível da estrutura curricular do 1.º Ano em 2016. Atualmente tem como objetivos proporcionar aos alunos um conhecimento profundo e crítico das teorias e dos procedimentos metodológicos da Sociologia, incentivar a autonomia de investigação e, ainda, proporcionar-lhes uma visão integrada e interdisciplinar dos fenómenos sociais.

Tem como saídas profissionais a possibilidade de seguir uma carreira profissional ao nível do ensino superior universitário e politécnico, em centros de investigação (pós-doutoramento), bem como ao nível de quadros superiores dos sectores público e privado. Aos doutorandos já inseridos no mercado de trabalho, o 3º. Ciclo em Sociologia permite a aquisição de competências com vista à valorização pessoal e profissional.

À disposição dos estudantes estão todas as infraestruturas da UBI de apoio ao ensino e investigação, como a Biblioteca Central, Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, Centro de Documentação Europeia e biblioteca online, com acesso a importantes revistas cientificas da área, de expressão internacional.

Mais informação
3.º Ciclo/Doutoramento em Sociologia

Partilhar

Data da última atualização: 2018-07-30
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.