3. Doutoramento em Sociologia recebe acreditação máxima de seis anos

Doutoramento em Sociologia recebe acreditação máxima de seis anos

30 de julho de 2018

A decisão reconhece o desempenho do Departamento de Sociologia da UBI, que dispõe de formação de qualidade nos três níveis de ensino: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

O Doutoramento em Sociologia foi acreditado pelo período máximo de seis anos pela A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. A decisão dá continuidade a um curso que funciona na Universidade da Beira Interior (UBI) há 25 anos.

Esta acreditação da entidade que avalia os cursos superiores em Portugal, “confirma o bom desempenho do Departamento de Sociologia em prol do ensino e da Sociologia”, considera José Carlos Venâncio. O diretor deste 3.º Ciclo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, salienta que, desta forma, “é mantido o ensino da Sociologia nos três ciclos: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento”.

É também garantida a “continuidade da investigação em Sociologia, abordando temas referentes aos espaços nacional e regional, bem como de temas que se referem a outros territórios da lusofonia, em África e no Brasil”, destaca o responsável pelo curso, revelando que a “procura por este Doutoramento da UBI tem precisamente aumentado nessas regiões”.

Criado em 1993, o Doutoramento em Sociologia foi alvo de uma revisão ao nível da estrutura curricular do 1.º Ano em 2016. Atualmente tem como objetivos proporcionar aos alunos um conhecimento profundo e crítico das teorias e dos procedimentos metodológicos da Sociologia, incentivar a autonomia de investigação e, ainda, proporcionar-lhes uma visão integrada e interdisciplinar dos fenómenos sociais.

Tem como saídas profissionais a possibilidade de seguir uma carreira profissional ao nível do ensino superior universitário e politécnico, em centros de investigação (pós-doutoramento), bem como ao nível de quadros superiores dos sectores público e privado. Aos doutorandos já inseridos no mercado de trabalho, o 3º. Ciclo em Sociologia permite a aquisição de competências com vista à valorização pessoal e profissional.

À disposição dos estudantes estão todas as infraestruturas da UBI de apoio ao ensino e investigação, como a Biblioteca Central, Biblioteca das Ciências Sociais e Humanas, Centro de Documentação Europeia e biblioteca online, com acesso a importantes revistas cientificas da área, de expressão internacional.

3.º Ciclo/Doutoramento em Sociologia

Data da última atualização: 2018-07-30