3. MOVE UP’18 – Students Fashion Show fez da Covilhã a capital da moda

MOVE UP’18 – Students Fashion Show fez da Covilhã a capital da moda

•   30 de outubro de 2018

A Universidade da Beira Interior abriu as portas à comunidade nacional ligada ao sector da moda, através do evento MOVEUP’18 – Students Fashion Show, no qual voltou a evidenciar a longa tradição que detém na área do têxtil, ao nível do ensino, investigação e organização de eventos.

Ficheiro com o nome: moveup

Durante a noite da última sexta-feira, dia 26 de outubro, centenas de convidados tiveram oportunidade de assistir, na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI), ao desfile dos trabalhos de futuros profissionais, os alunos do Mestrado em Design de Moda (UBI), e do Mestrado em Branding e Design de Moda, este promovido em associação UBI/IADE-UE. Houve ainda tempo para a apresentação da coleção Primavera/Verão do consagrado estilista do Fundão, Carlos Gil, que encerrou o evento com uma marca de expressão internacional, e para conhecer os vencedores dos concursos PFN – Portuguese Fashion News e Upcycling Project By TAP.

Organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis (DCTT), o MOVE UP'18 foi o evento escolhido para outro momento importante para o futuro do sector nacional, a apresentação do programa “Fashion From Portugal 4.0” pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). O plano passa por investir na via digital para aprofundar a estratégia de internacionalização, procurando alargar os públicos e mercados e reforçar a sua imagem como uma indústria moderna e inovadora. Prevê-se um investimento de 670 mil de euros para esta estratégia.

O lançamento do programa da ATP antecedeu o momento em que a atenção se dirigiu para a passerelle, devidamente instalada na Faculdade de Engenharia, onde outrora funcionou uma fábrica de lanifícios. Começou com o desfile dos participantes do Concurso PFN, organizado pela ASM – Associação Selectiva Moda, parceira do MOVE’18, seguindo-se os resultados do Concurso Upcycling Project By TAP.

Depois, lançou-se o futuro da moda com a chancela da formação da UBI. Os modelos desfilaram com os trabalhos de aproximadamente 20 alunos dos dois mestrados em que está envolvida a academia ubiana, no âmbito do Design de Moda. O público ficou a conhecer propostas diversificadas daqueles que se preparam para o mercado de trabalho através da formação que recebem na UBI, baseada numa metodologia do “aprender fazendo”, que desafia os alunos a criar. “Os alunos tiveram contacto com as várias técnicas e tecnologias do DCTT, que estão adaptadas o mais possível à realidade da indústria têxtil e vestuário da atualidade”, salienta Madalena Pereira, docente do DCTT e um dos elementos da organização do MOVE UP'18.

A fechar, Carlos Gil. O estilista que veste figuras públicas como Fernanda Serrano, Cláudia Semedo ou Daniela Ruah, e um dos mais reconhecidos estilistas portugueses da atualidade, mostrou as suas propostas de Primavera/Verão. Com o tema “Aquarela” a coleção inspirou-se na vasta coleção de telas preenchidas por pinceladas de tinta aguarela, técnica que sempre apaixonou Carlos Gil.

MOVE UP'18

Data da última atualização: 2018-10-30