Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Notícias
  3. Investigadores do CICS-UBI premiados pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo

Investigadores do CICS-UBI premiados pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo

  • NOTÍCIA
  •   28 de janeiro de 2019  

Três projetos da UBI viram a sua importância reconhecida no Congresso Nacional de Endocrinologia, que teve lugar em Braga.

Ficheiro com o nome: CICSSPEDM

 

Elementos do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) foram premiados pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM). Os investigadores fazem parte dos grupos Doenças Neurológicas e Neurovasculares, e Hormonas & Metabolismo e estiveram em destaque no Congresso Nacional de Endocrinologia, realizado, em Braga, no último fim de semana. Os cientistas da UBI receberam três bolsas, que totalizam o montante de 22.500 euros, vendo desta forma reconhecido o mérito do trabalho desenvolvido na unidade de investigação sediada na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.

A Bolsa de Endocrinologia “Dr.ª Maria da Conceição Barbas”, no valor de 10.000 euros, foi atribuída a Ana Catarina Sousa, Joana Guimarães, Manuel Lemos e Ramiro Pastorinho. O grupo de investigadores é o autor do projeto intitulado “Disruptores endócrinos e menopausa precoce: estudo do efeito dos plásticos e cosméticos na idade da menopausa”.

Telma Quintela, Cecília Santos, Isabel Gonçalves, Ana Catarina Duarte, e Manuel Lemos, receberam a Bolsa “Projeto de Investigação SPEDM”, no valor de 7.500 euros, atribuída pelo projeto que tem a designação de “Analysis of the regulation of drug uptake and detoxification systems in the bloodcerebrospinal fluid barrier: the role of sex hormones”.

Por fim, a Bolsa “Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo / Novartis Oncology em Patologia Hipofisária”, no valor de 5.000 euros, foi para Cecília Santos, Ana Raquel Costa Brito, Isabel Gonçalves, Telma Quintela e Manuel Lemos, responsáveis pelo projeto “The choroid plexus as an alternative source of pituitary hormones: analysis of its regulatory mechanisms and secretory profiles”.

O Congresso Nacional de Endocrinologia realizou-se entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Data da última atualização: 2019-01-28
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.