3. José Martinez de Oliveira profere Lição de Jubilação “Divagando sobre… Vidas”

José Martinez de Oliveira profere Lição de Jubilação “Divagando sobre… Vidas”

•   21 de fevereiro de 2019

O Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Saúde é reconhecido pelo papel no Ensino da Medicina e nos cuidados de saúde da região.

Ficheiro com o nome: JM 01

José Martinez de Oliveira, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), proferiu a sua Lição de Jubilação, que assinalou a despedida oficial da carreira. A ocasião constituiu uma oportunidade de ouvir e homenagear um docente e investigador que dedicou 15 anos da sua vida ao engrandecimento do ensino da Medicina na Universidade da Beira Interior (UBI), tendo deixado ainda uma marca relevante nos cuidados de saúde na região, enquanto colaborador do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB).

A Lição de Jubilação, intitulada “Divagando sobre… Vidas”, prendeu a atenção das centenas de pessoas que praticamente encheram o Grande Auditório da FCS. Rejeitando uma apresentação descritiva do seu currículo ou de teor teórico da área a que dedicou a carreira, José Martinez de Oliveira viajou por temas fundamentais como a vida, os seus valores, a felicidade, a tecnologia e muitos outros assuntos, com reflexões fundamentadas na rica experiência de vida académica e clínica de várias décadas.

O que não podia faltar eram a saúde e a medicina, enquanto prática e ensino. “A medicina não é uma mera prática, nem uma única profissão, mas uma forma de estar na vida. É a obrigação de promover a vida, de a tentar aperfeiçoar, sem a ofender, de a preservar, de a defender; de com ela conviver sabendo que qualquer que seja o nosso potencial de luta acabaremos mais cedo ou mais tarde de ser dela afastados”, afirmou.

Tratou-se da primeira Lição de Jubilação de um docente da FCS, neste particular de um elemento que, como descreveu António Fidalgo, é “uma referência incontornável para a comunidade Ubiana, que honrou a Universidade com a forma exemplar como exerceu as suas funções”. “De facto, nos tempos que correm, é exemplo do verdadeiro Mestre, do Humanista e Homem da Cultura, que encara o ensino da Medicina nos âmbitos da cultura científica, da modernidade da ação clínica, do compromisso com o conhecimento, assente na objetividade, no exercício crítico permanente e, sobretudo, no respeito pelos valores da Ética e do Profissionalismo”, salientou o Reitor da UBI na sessão que se realizou na quarta-feira, 20 de fevereiro.

António Fidalgo não perdeu a ocasião de destacar o papel fundamental de José Martinez de Oliveira na criação e implementação da Comissão de Ética, à qual preside, órgão que zela pelos padrões de ética no âmbito das atividades desenvolvidas pela UBI, competindo-lhe proteger e garantir a dignidade e a integridade da pessoa humana nas atividades de investigação.

O empenho do Professor Catedrático em passar aos alunos uma mensagem de responsabilidade e respeito na profissão também foi destacado por Miguel Castelo-Branco. O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde não esqueceu a capacidade de ensinar, de se adaptar a um curso com metodologias inovadoras e, com isso, contribuir para a inovação da FCS. Teve ainda um papel importante nos cuidados de saúde da região: a capacitação do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHCB como serviço operacional e a criação da Unidade de Medicina Reprodutiva. “A região está muito agradecida no papel que teve nesta área, porque foi muito importante na parte assistencial, como já estava a ser na parte do ensino”, sublinhou Miguel Castelo-Branco.

José Martinez de Oliveira iniciou as suas funções na FCS em outubro de 2004, como Professor Associado com Agregação, nos primórdios do curso de Medicina da UBI. Já então trazia uma longa experiência como docente e investigador, obtida na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto desde 1977. Em 31 de agosto de 2006 alcança a nomeação definitiva como Professor Catedrático da UBI. No campo da investigação, integra o Centro de Investigação em Ciências da Saúde.

Data da última atualização: 2019-02-21