3. Região apresenta candidatura à fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2020

•   18 de abril de 2019

A proposta resulta da parceria entre a UBI, Associação Académica e municípios da Covilhã e Fundão.

Ficheiro com o nome: faducnus2020

A Universidade da Beira Interior (UBI), Associação Académica (AAUBI) e as câmaras municipais da Covilhã e do Fundão apresentaram uma candidatura à organização da fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s). A proposta foi entregue ao presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, num ato simbólico que decorreu na quarta-feira, dia 17 de abril, com a presença de elementos de todas as entidades envolvidas.

Poderá ser a quarta vez que a UBI é palco deste evento, depois de ter sido sede das fases finais de 1992, 1997 e 2013.

A AAUBI espera que a experiência se repita no próximo ano, salientando as condições que existem na região e os planos que tem para completar o evento desportivo.

“Estamos a falar de nove instalações desportivas nos dois concelhos, 14 unidades hoteleiras disponíveis para receber os participantes e infraestruturas para as refeições”, afirmou Afonso Gomes, presidente da AAUBI, apresentando a intenção de realizar um fórum para debater temas como carreiras desportivas e formação académica ou o futuro depois de terminada a carreira.

“Não esquecendo a zona onde estamos inseridos, integrámos no programa social desta candidatura a plantação de uma árvore por cada participante no evento, contribuindo para a reflorestação da área afetada pelos incêndios dos últimos verões”, acrescentou Afonso Gomes.

Uma mais-valia da candidatura é a parceria estabelecida entre a UBI, AAUBI e os dois concelhos da Cova da Beira, aspeto destacado por todos os intervenientes: além de Afonso Gomes, Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara do Fundão, e António Fidalgo, Reitor da UBI.

“Com a colaboração dos municípios, a Universidade e a sua Associação Académica ficam asseguradas as condições para que a organização destes campeonatos sejam um sucesso e que as competições decorram dentro dos mais elevados padrões”, referiu António Fidalgo, manifestando o “empenho e satisfação” com que a academia se associa à candidatura, “comprometendo-se a colaborar ativamente através da cedência das suas instalações e recursos humanos para a realização das provas”.

Daniel Monteiro, presidente da FADU, recebeu o documento simbólico e agradeceu o empenho dos promotores. “É com todo o gosto que regressamos à Covilhã. A cidade e a UBI têm sido excelentes anfitriões de organizações nacionais da Federação, ao longo das mais diversas épocas desportivas”. Independentemente do resultado, de acordo com o responsável, a candidatura “já é vencedora, por encontrar sinergias entre entidades”, tornando o desporto um fator de “coesão do território e de montra para o que de bom cada região tem a oferecer”.

Data da última atualização: 2019-04-18