3. Maria Johanna Schouten profere Última Aula

Maria Johanna Schouten profere Última Aula

•   01 de outubro de 2019

A docente da área da Sociologia lecionou na UBI mais de 30 anos e profere a Última Aula no dia 31 de outubro.

Ficheiro com o nome: johanna

Maria Johanna Schouten, Professora Associada com Agregação aposentada do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), profere, dia 31 de outubro, a sua Última Aula intitulada “Distância e Aproximação: as Ciências Sociais e a sua abordagem de «outras culturas»”,  onde abordará caraterísticas essenciais da antropologia e da sociologia e o papel destes perante algumas problemáticas atuais, nomeadamente o encontro entre culturas. Articulará os tópicos abordados com momentos do seu percurso científico e de docência.

A Última Aula de Maria Johanna Schouten é promovida pelo Departamento de Sociologia e terá lugar no Anfiteatro 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI, pelas 14h30, com entrada livre.

Maria Johanna Schouten iniciou funções na UBI em 1987 e, ao longo de todos estes anos, lecionou disciplinas da área das Ciências Sociais em cursos de quase todas as Faculdades. Doutorada em Ciências Sociais e Culturais na VU University, de Amesterdão, Holanda, e agregada em Sociologia pela Universidade da Beira Interior, a sua formação académica vai desde a Antropologia e a Sociologia, passando pela História. A investigação e docência na área dos estudos sobre o género, sociologia e antropologia da saúde, sociologia do tempo, antropologia e história do Sudeste Asiático, interculturalidade e história da antropologia, têm-na levado, nestes mais de trinta anos de carreira na UBI, a diversos países, nomeadamente Indonésia, Timor Leste, Letónia e Países Baixos. Maria Johanna Schouten tem uma vasta publicação de artigos, livros e capítulos em livros nas áreas de investigação referidas.

Para José Carlos Venâncio, Professor Catedrático do referido Departamento, o momento em apreço será “de afirmação e de agradecimento à Professora Johanna pela sua dedicada prestação e empenho ao Departamento, Faculdade e Universidade”.

Fonte: Departamento de Sociologia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Data da última atualização: 2019-10-01